‘4540 JOVEM’ promove ação de limpeza em Mansores

A Associação 4540 Jovem realizou no passado dia 1 de agosto uma ação de limpeza e sensibilização na Ribeira de Vales, em Mansores. Sob o mote “Liga-te à corrente” a juventude 4540 percorreu as margens daquele curso de água de onde retirou lixo que ali havia sido depositado, desde plásticos e cerâmicas a sobrantes agrícolas.

Esta atividade surgiu depois de lançado o desafio da junta de freguesia de Mansores, sendo que na sua apresentação, em fevereiro, a 4540 Jovem havia também desafiado os autarcas presentes a reunirem com os jovens no sentido de encontrar nas freguesias do concelho projetos nos quais atuar.

Depois de alguns imprevistos derivados da pandemia, a 4540 Jovem pode retomar o trabalho no terreno e atuar agora em Mansores, depois de ter já realizado uma atividade de reconhecimento em Alvarenga, em julho.

Para a presidente da direção da associação, Cátia Cardoso, “é uma grande alegria o regresso ao trabalho no terreno, apesar de todas as condicionantes”. A dirigente associativa salienta a colaboração da junta de freguesia “que foi muito importante para a concretização da atividade, desde o apoio logístico à comunicação com as coletividades locais que também participaram na ação”, bem como a presença na ação da presidente da câmara que “mostra que o município também se preocupa em sensibilizar a população para a questão da limpeza ambiental, dos nossos rios e ribeiras”.

O presidente da junta de freguesia, Jorge Oliveira, destaca que já tinham sido feitas algumas ações de limpeza, designadamente de manutenção do PR11. “Esperamos, acima de tudo, que este dia não fique só por aqui”, disse o autarca que destacou o vale verde “belíssimo” que a freguesia tem e que é muito fértil já que Mansores tem muitos cursos de água. “Estamos numa altura de pandemia e todos nós temos de mudar hábitos, estar em sintonia e dar o exemplo, com ações como estas, passando a palavra”, remata Jorge Oliveira.

A presidente da câmara municipal de Arouca, Margarida Belém, felicita a associação 4540 jovem pela iniciativa que considera que contribui para os valores ambientais e de preservação. “O futuro realmente faz-se hoje e faz-se fazendo estas pequenas atividades, e só conseguiremos ter um futuro saudável, um futuro que deixaremos para todos, se tivermos esta noção que depende de cada um de nós”, refere a autarca.

A Associação 4540 Jovem, fundada em fevereiro passado, surgiu com o intuito de atuar em todas as freguesias do concelho, contando com jovens de vários pontos do território, e trabalhando essencialmente nas áreas da cultura e do ambiente.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.