“Que mundo queremos depois da pandemia?” – Círculo vai lançar ciclo de conversas digitais

A primeira sessão, intitulada “As transformações na gestão do território”, realiza-se no próximo dia 19 de junho, pelas 21h30, e terá como convidado João Ferrão, Investigador Coordenador do Instituto de Ciências Socais da Universidade de Lisboa.

O contexto de pandemia que atravessamos e as obrigações de confinamento resultantes, provocam constrangimentos profundos em toda a nossa vida em sociedade. O convívio social, as atividades políticas, económicas e culturais foram profundamente afetadas.

Isto criou uma nova realidade, bem patente na alteração das nossas rotinas do dia a dia e padrões de consumo. O nosso dia a dia mudou muito. E poderá não voltar a ser igual.

Estudos revelam uma aceleração de tendências que já se notavam. Uma maior preocupação com escolhas mais sustentáveis, com o desperdício alimentar, o crescimento das compras on-line, são tendências já observadas há algum tempo, mas agora aceleradas pela pandemia.

Será que podemos sair fortalecidos como indivíduos e sociedade, pressionando os grandes centros de decisão, governos, instituições e empresas para a promoção de um estilo de vida mais responsável, comprometido com a sustentabilidade do ambiente e um maior comprometimento com o bem-estar geral da população?

Estas interrogações levam-nos à questão central: Que mundo queremos? Não será esta pandemia uma oportunidade para protagonizarmos um mundo novo onde terão que estar presentes os equilíbrios ecológicos, do clima, do ambiente, o caminho para um mundo mais justo, equitativo e solidário, como condições de maior progresso e de mais felicidade para todos?

Assim, e para cumprimento do seu objetivo primordial de “animar a realização de reflexões e debates que facilitem e permitam que cada um possa ser parte de uma sociedade e de uma democracia que sente como mais sua”, o Círculo Cultura e Democracia promove este ciclo de conversas online, sob o tema geral “Que mundo queremos depois da pandemia?”.

Estão previstas sessões regulares, com a seguinte pensada para discutir o impacto da pandemia nas atividades económicas em Arouca.

É possível participar nestas conversas digitais mediante inscrição prévia através do site da organização: circuloculturaedemocracia.pt

Para assistir à transmissão em direto, no mesmo endereço da internet, não é necessária qualquer inscrição. CCD

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.