Abertas as inscrições para o Arouca Film Festival

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o 18º Arouca Film Festival, não estando ainda definido o formato desta edição, face à pandemia de Covid-19. Também nesse contexto há este ano uma nova categoria: Filmes Covid.

O objetivo da nova categoria é mostrar que mesmo em tempos de isolamento é possível fazer cinema e evidenciar a capacidade de reinvenção dos cineastas.

O Arouca Film Festival é um evento cultural único na região, que é organizado pelo Cine Clube de Arouca, e se rege por dinamismo e inovação, numa luta incessante pela descentralização da cultura.

Em 2020, devido às incertezas no contexto da pandemia de COVID-19, o festival está a ser desenvolvido de forma a que possa ser concretizado como habitualmente, em sala de cinema, e, caso não seja possível, num formato online.

Segundo o diretor do Arouca Film Festival, João Rita, “a organização decidiu ter um plano B, para não comprometer a realização do evento, pois entende-se que este ano, mais do que nunca, urge mostrar cinema e tornar a cultura acessível”.

João Rita, igualmente presidente do Cine Clube de Arouca, aponta que “com tudo o que está a acontecer, desde salas fechadas a vários eventos cancelados, muitos cineastas ficarão sem a oportunidade de mostrar os projetos nos quais trabalharam e, por outro lado, os espectadores perderão a oportunidade de ver obras de qualidade”.

Por isso, depois de muita ponderação, cancelar ou suspender a data da edição de 2020 do Arouca Film Festival pareceram à organização opções injustas para com cineastas e público. “Estamos a trabalhar para que o festival aconteça nos moldes que, em setembro, sejam os mais adequados, com a certeza de que a magia do cinema continuará presente, independentemente do espaço em que os filmes sejam exibidos e os espectadores estejam”, considera.

O diretor do festival reconhece que “estar a organizar o festival com dois planos possíveis dá mais trabalho”, mas acredita que “será mais uma edição com filmes de qualidade, vindos dos quatro cantos do mundo, para deliciar espectadores e evidenciar o quão especial é o cinema e a forma como a sétima arte nos aproxima”.

O Arouca Film Festival surgiu para apoiar obras e projetos de novos realizadores, bem como produções de reconhecido valor, filmes portugueses e estrangeiros que não são distribuídos nem exibidos nos circuitos tradicionais de cinema. Neste festival, também se procura atrair e formar novos públicos, potenciar a partilha de experiências entre os vários agentes que participam no festival e, simultaneamente, promover património natural e cultural de Arouca.

As inscrições são gratuitas e feitas online. O regulamento, autorizações, ficha de inscrição e mais informações estão disponíveis em www.aroucafilmfestival.com.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.