Arouca implementa Atendimento ao Jovem Munícipe

A Câmara Municipal de Arouca acaba de implementar o Atendimento ao Jovem Munícipe no Agrupamento de Escolas de Arouca e no Polo Escolar de Escariz. A primeira sessão decorreu ontem, 5 de março, em Arouca, seguindo-se Escariz, a 19 de março. O objetivo é promover a cidadania jovem, potenciar ações de proximidade entre jovens e órgãos de poder locais, propiciar experiências de participação em processos de decisão e gestão municipal, estimular a identificação e resolução de problemas sociais por parte dos jovens e favorecer processos de liderança e de tomada de decisão.

A iniciativa dirige-se a todos os alunos que se encontrem a frequentar os 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e o Ensino Secundário nos estabelecimentos de ensino de Arouca.

Com um caráter mensal, a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém, irá deslocar-se à sede do Agrupamento de Escolas de Arouca e ao Polo Escolar de Escariz, dedicando duas manhãs em cada mês (uma por agrupamento) para uma conversa próxima e informal com todos os jovens alunos que pretendam ter um contacto direto e um papel ativo nos processos de gestão do Município.

As sessões de Atendimento ao Jovem Munícipe decorrerão na primeira quinta-feira de cada mês na sede do Agrupamento de Escolas de Arouca e na terceira quinta-feira de cada mês no Polo Escolar de Escariz, ambos a partir das 9h00.

Não existirá limitação do número de alunos recebidos, nem uma duração máxima prevista para cada contacto. Todos os alunos que pretendam ser ouvidos e conversar com a Presidente poderão fazê-lo por marcação no site da Câmara Municipal de Arouca (formulário Fale com a Presidente), devendo indicar o nome completo, turma e agrupamento de escolas.

Para além do atendimento nas escolas, os jovens arouquenses continuam a ter ao seu dispor o espaço de atendimento ao munícipe, no Edifício dos Paços do Concelho (semanalmente, à segunda-feira da parte da manhã) e na Junta de Freguesia de Fermedo (mensalmente, na primeira terça-feira de cada mês).

Reconhecemos a importância da juventude como um agente estratégico para alcançar um desenvolvimento sustentado”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém. “É com satisfação que implementamos mais um projeto que promove a iniciativa e a emancipação dos jovens, dando um sinal claro do investimento local na capacidade criativa, empreendedora e transformadora dos jovens”, acrescenta.

Recorde-se que Arouca integra, desde novembro de 2019, a Rede Nacional de Município Amigos da Juventude, cujo objetivo é afirmar as políticas dirigidas aos jovens como aspetos centrais de coesão social e crescimento dos territórios. CMA

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.