A nova associação juvenil do concelho de Arouca vai apresentar-se ao público amanhã, dia 21 de fevereiro, promovendo simultaneamente a sua primeira atividade, de entrada livre e aberta a toda a comunidade.

A ‘4540 Jovem’ tem como missão criar oportunidades culturais e de sustentabilidade ambiental para os jovens arouquenses, defender os seus interesses e necessidades, promovendo o diálogo estruturado, a intergeracionalidade e a integração na comunidade local.

As principais linhas estratégicas da associação são a cultura e o ambiente. Amanhã, às 21h30, no auditório da Academia de Música de Arouca, a ‘4540 Jovem’ promove também a sua primeira atividade, enquanto associação legalmente constituída. Jorge Amorim, do projeto Matéria Prima, e o músico Ivo Brandão são os arouquenses convidados para a conversa ‘Plantar saber para colher cultura’, onde se vai falar sobre ambiente, cultura e património. Em debate estará o que já foi feito e o que ainda se pode fazer em Arouca pela cultura e pelo ambiente.

De seguida, decorrerá a apresentação da associação e a tomada de posse dos órgãos sociais.

Entre as atividades que pretende desenvolver a associação destaca a promoção e organização tertúlias, oficinas, residências artísticas, espetáculos de música, teatro e poesia e outros eventos culturais e também ações de plantação, limpeza de rios e de espaços públicos, através de ações de voluntariado, e divulgação de informação credível sobre questões ambientais.