Orfeão de Arouca organizou 35.º Encontro de Janeiras

O cantar das janeiras está ainda enraizado na identidade do povo arouquense, e ainda que os tempos sejam outros, há quem se dedique à preservação destas tradições. Um desses casos é o Orfeão de Arouca, que desde a sua fundação, realiza o Encontro de Janeiras de Arouca. Este ano, na 35.ª edição, que teve lugar no passado dia 18 de janeiro, na Loja Interativa de Turismo, participaram o Grupo de Cantadores de Janeiras da Casa do Povo de Cabril, Grupo Cantadores de Reis do Rancho Folclórico de Provisende, Grupo Regional Terras de Penaguião e Orfeão de Arouca.

Após um convívio e jantar entre os grupos participantes, seguiu-se o desfile dos mesmos pelas ruas da vila antes de se apresentarem em palco perante uma casa cheia.

José António Noites Pinho, presidente da direção do Orfeão de Arouca, agradeceu a presença dos grupos participantes e fez um balanço positivo do evento. “Foi mais uma vez muito positivo, quer pela presença de público como pelo manter vivas as tradições de Arouca e a nossa identidade. O Orfeão continua a manter vivas as tradições do canto das janeiras: começou no dia 4 em Vila Nova da Barquinha – Santarém, seguindo-se dia 18 aqui em Arouca. Dia 19 esteve em Cabril – Castro D’Aire, onde cantou a missa no mosteiro de Cabril e participou de seguida no encontro de janeiras, e terminou dia 25, no Burgo”, informou José Pinho.

No final das atuações procedeu-se à entrega das lembranças a todos os grupos participantes.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também