Tempo de Natal em Arouca e Vale de Cambra

Foto: Carlos Pinho

Arouca e Vale de Cambra vivem mais uma época natalícia. Numa altura de festa, amor, união e convívio com a família e amigos, as autarquias dos dois concelhos prepararam muitas atividades para miúdos e graúdos neste mês de dezembro.

A Câmara Municipal preparou um programa de atividades para todas as idades. As festividades tiveram início no passado dia 1 de dezembro, com a inauguração da iluminação e música de Natal, no Centro Histórico, e com as “Vozes de Natal”, dos alunos do ensino articulado dos Agrupamentos de Escolas de Arouca e Escariz e Academia de Música, na Praça Brandão de Vasconcelos. Centenas de pessoas assistiram ainda à inauguração do Parque Natal e Celeiro Encantado, no Parque Municipal e Celeiro do Mosteiro, no mesmo dia.

As visitas das crianças à casa do Pai Natal também iniciaram. No Celeiro Encantado, o Pai Natal recebe miúdos e graúdos, e os duendes, atarefados, finalizam os presentes e fazem pinturas faciais. As famílias participam nas oficinas de Natal, nas quais poderão fazer, com as próprias mãos, belas prendas.

Decorreu ainda a Festa de Natal e entrega de presentes aos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do município, na Loja Interativa de Turismo de Arouca, que contou com a visita do Pai Natal.

A “Feirinha de Natal”, instalada no Terreiro de Santa Mafalda, também tem feito sucesso. O artesanato, os produtos regionais e os produtos do campo são os protagonistas, e podem-se transformar em desejados presentes de Natal, ajudando a divulgar e valorizar os produtos da região.

No passado dia 6 de dezembro decorreu também o desfile ‘Arouca na Moda’, que deu a conhecer o melhor do comércio local. Participaram mais de 50 comerciantes e mais de centena e meia de arouquenses, de todas as idades, que foram modelos por uma noite.

No passado dia 14 decorreu também o Concerto de final de período pela Academia de Música de Arouca, na Escola Secundária de Arouca e no domingo, dia 15, aconteceu a Audição de Natal da Escola de Música da Banda Musical de Arouca, no Cine-estúdio dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Destaque para o grande concerto de Natal que decorre no dia 27 de dezembro, às 21h30, na Igreja do Mosteiro de Arouca e conta com a participação da Banda Musical de Arouca, do Grupo Coral de Urrô e do Orfeão de Arouca. No dia 31, haverá a Passagem de Ano no Terreiro de Santa Mafalda com o fogo-de-artifício. O programa de festas termina com o Encontro de Reiseiros, no dia 4 de janeiro, às 21h00.

Desde workshops, sessões de cinema, feirinhas de Natal, animações de rua, animações infantis, passando por exposições e concertos, muitas são as razões para ficar ou visitar Arouca na época natalícia.

Natal com muitas atividades em Vale de Cambra

O Concelho de Vale de Cambra também já iniciou os festejos de Natal com um programa de atividades variado, de 1 de dezembro a 6 de janeiro de 2020.

A estreia deste “Natal n’ O Vale Mágico” aconteceu com a Animação de Rua do Encontro de Bombos da APDC – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões, que percorreu as principais artérias do centro da cidade, contando com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões.

Na Feira do Livro, a decorrer na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, miúdos e graúdos assistem a apresentações de livros e espetáculos de leitura. No Bosque de Natal, as famílias podem reunir-se e apreciar as decorações de Natal, as representações sobre o nascimento de Jesus e comprar a doçaria regional.

As visitas das crianças ao Pai Natal também já se realizaram, com cerca de mil alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo a dirigirem-se à praça onde, além da casa do Pai Natal, encontraram espetáculos de magia, insufláveis, arvorismo, animação de rua e uma viagem de comboio turístico pela cidade.

À semelhança de anos anteriores, os presépios comunitários, elaborados pela comunidade, podem ser visitados nas freguesias de Arões, Junqueira, Vila Cova de Perrinho, Rôge, S. Pedro de Castelões (Mártir), Parque S. João Batista (Cepelos), Vila Chã, Codal e Macieira de Cambra, até dia 6 de janeiro.

A programação prossegue já rumo aos dias 21 e 22 (este sábado e domingo). Na sua agenda para visitar Vale de Cambra pode ainda incluir os Presépios Comunitários, que no seu Roteiro Digital têm um auxílio precioso no que respeita à organização da viagem. Se quiser ficar a conhecer também o trabalho realizado pelas Comissões de Idosos, pode visitar a Exposição Itinerante de Presépios que, este fim de semana, está na Igreja de São Miguel Arcanjo de Junqueira.

Programa do Natal n’ o Vale Mágico | 21 e 22 de dezembro

21 Dezembro

16h | Espetáculo “Circo de serviços mínimos” | Tenda Espetáculos – Teatro Cómico, M/3

22 Dezembro

15h00 | Natal com Música pela Escola de Música Manuel Joaquim de Almeida | Praça

16h00 | Magia de Natal | Tenda Espetáculos Espetáculo de Magia, M/3

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.