Iniciativa decorre em Arouca, no próximo dia 25 de outubro, a partir das 10h00, no Auditório da Misericórdia de Arouca.

A União das Misericórdias Portuguesas (UMP) vai promover o Dia do Património das Misericórdias a 25 de outubro, sexta-feira, a partir das 10h00, em Arouca, no Auditório da Misericórdia de Arouca.

Organizado anualmente pelo Gabinete do Património Cultural da UMP, o Dia do Património pretende motivar as Misericórdias a conhecerem, preservarem e promoverem as suas potencialidades patrimoniais.

Nesta décima edição, serão abordadas as várias vertentes do património, apresentando exemplos de boas práticas desenvolvidas pelas Misericórdias, o que constitui igualmente um incentivo à continuidade do trabalho realizado.

Para além de assegurar apoio e respostas sociais às comunidades onde estão inseridas, as Misericórdias têm assumido a missão de salvaguardar, preservar e divulgar o seu património cultural, que contempla obras de interesse artístico, arquitetónico, arquivístico e imaterial.

Para o Presidente da UMP, “enquanto responsáveis atuais das Misericórdias, cabe-nos a missão de conservar e preservar o património que gerações nos legaram ao longo dos séculos. Prestando tributo a este legado, devemos ser capazes de compreender esse património transmitindo-o, adequadamente valorizado, às gerações que nos sucederem”.

O Diretor do Gabinete do Património Cultural da UMP, Mariano Cabaço, realça que “o Dia do Património que tem vindo a congregar cada vez mais Misericórdias, pretende promover e reforçar a importância do acervo das Misericórdias como uma valiosa herança cultural que importa valorizar e promover”.

A décima edição do Dia do Património das Misericórdias vai contar com a presença de diversas individualidades, entre as quais se destacam a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira; o Diretor Regional de Cultura do Norte, António Ponte; o Provedor da Misericórdia de Arouca, Victor Gomes Brandão; a Presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém; o Presidente da UMP, Manuel de Lemos; entre outros. UMP/DD