Desfolhada à Moda Antiga voltou a realizar-se em Vale de Cambra

A Câmara Municipal de Vale de Cambra fez um verdadeiro regresso ao passado no dia 28 de setembro, com a recriação da Desfolhada à Moda Antiga.

A sexta edição da Desfolhada à Moda Antiga, integrada, à semelhança do ano de 2018, na Festa do Património, teve assim como palco a Praça da República, na Vila de Macieira de Cambra.

Reunindo mais de 200 figurantes, oriundos de Ranchos Folclóricos, Associações e Instituições de Solidariedade do Concelho, o momento foi de viver ou de reviver tradições, desfolhando espigas cedidas gentilmente por agricultores locais.

O evento “Desfolhada à Moda Antiga”- organizado pela Câmara Municipal de Vale de Cambra com o apoio da Livraria Académica – tem, desde a sua primeira edição, o objetivo principal de preservar e homenagear as tradições da vida no campo e da sabedoria popular, “abrindo as portas” a todos os que quiseram fazer parte desta festa, vestidos a rigor ou não, recriando os costumes que fazem parte da vida no campo e do mundo rural.

O bailarico, os jogos populares, os comes e bebes e as personagens como o “Patrão” ou o “Sarandeiro” foram momentos incontornáveis desta noite de histórias e de História.

Os grupos participantes foram: Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, Grupo de Folclore Terras de Arões, Grupo Etnográfico Terras de Cambra, Casa do Professor e Universidade Sénior, Grupo de Folclore Aldeia de Sandiães, Grupo Folclórico A Primavera de Vila Cova de Perrinho, APDC – Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões, Associação Desportiva e Cultural da Felgueira e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Vale de Cambra.

À semelhança de edições anteriores, a figuração ficou nas mãos destes grupos, já que são eles que, ano a ano, dão dinamismo a esta importante recriação histórica, que retrata as raízes e o nosso Património enquanto povo, enquanto identidade de um Município que – embora seja marcadamente industrial – tem na sua génese hábitos muito rurais. Contando também com a participação de muitos populares, podemos dizer que o centro de Macieira de Cambra “encheu” com esta iniciativa, o que dá mais uma razão muito forte para que se continue com a recriação de uma desfolhada à moda de antigamente. A todos, sem exceção, a Câmara Municipal agradece o empenho e a dedicação”, afirmou, em declarações ao Discurso Directo, a Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.