As Escolas da Serra da Vila, na freguesia de Mansores, do Agrupamento de Escolas de Escariz, este ano lectivo de 2019-2020, e contrariando a tendência nacional das terras do interior, aumentou exponencialmente o número de alunos e abriu mais uma turma do Jardim de Infância.

É um facto histórico, na longa história da existência da escola nesta freguesia, que este ano comemora os 160 anos de existência e 50 de edifício de escolar.

Desde que existe Jardim de Infância nesta freguesia que tinha funcionado apenas e só uma turma. A conjugação de um conjunto de factores, tais como: a existência de 2 zonas industriais, a fixação de casais jovens na freguesia, o aumento da taxa de natalidade, a confiança na equipa docente, o apoio de retaguarda familiar da Associação de Pais e o apelo da junta de freguesia para não deixar sair os filhos da terra, permitiram que a abertura da segunda turma fosse uma realidade, o que contabiliza actualmente 77 alunos a frequentar esta escola.

Instalados num contentor, devidamente adaptado para o efeito, estas crianças podem usufruir de todas as valências e das vantagens que o ensino de proximidade e em espaço aberto trás ao seu bem-estar físico e emocional de igual forma que os restantes colegas.

Este aumento de alunos vem evidenciar continuidade de funcionamento das escolas e reforçar a necessidade urgente das tão ansiadas, e merecidas, obras de ampliação e adaptação às novas exigências de ensino equitativo e de qualidade.