XXVII Semana Cultural trouxe centenas de pessoas a S. Pedro de Castelões

Iniciou a 28 de junho e prolongou-se até 7 de julho, a 27ª edição da Semana Cultural de São Pedro de Castelões, organizada pela Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões, com a colaboração do Intercaima Futebol Clube Pinheiro Manso, Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, Movimento Mensagem de Fátima, Cruz Vermelha de Vale de Cambra, ARSAR, Associação de Promoção e Desenvolvimento de Castelões e Comissão de Moradores do Mártir. Contou ainda com o apoio da Câmara Municipal, A.C.R. e Centro Social Paroquial S. Pedro de Castelões.

A sessão de abertura decorreu no dia 28 e contou com as intervenções de Sérgio Soares, presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões; Abel Soares, presidente da Assembleia de Freguesia; Miguel Paiva, presidente da Assembleia Municipal e José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

Não posso deixar de realçar a importância de todos aqueles que já partiram e que foram fundadores e colaboradores desta Semana Cultural”, afirmou Sérgio Soares, visivelmente emocionado. “Espero que o S. Pedro nos dê bom tempo para que todos vós aproveitem a nossa gastronomia, com os famosos rojões, papas, caldo verde e o vinho verde, bem como o programa cultural. Este ano a Junta de Freguesia entendeu realizar a semana cultural dentro da praça desta vila, evitando assim o transtorno do corte das vias”, referiu o presidente da Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões.

Abel Soares afirmou que a Semana Cultural “é um evento de muito trabalho, mas é o evento maior desta freguesia”, concordando com as escolhas do programa: “Verifico que o cartaz deste ano recai, e muito bem, sobre a cultura ou não fosse o evento a ‘Semana Cultural’ e que na seleção de grupos, parte deles são da nossa terra, o que é muito bom pois divulgamos o que há de melhor na nossa região. Tudo isto mais os rojões, o caldo verde e as papas de sarrabulho, reúnem as melhores condições para que esta semana cultural seja um sucesso”.

É com enorme satisfação que levo para a Assembleia Municipal a informação de que a Semana Cultural continua a realizar-se e, ao que vejo, com crescente qualidade e inovação”, afirmou Miguel Paiva na sua intervenção, acrescentando que o “nosso município beneficia e muito com este evento, que tanto nos orgulha”.

A terminar os discursos, José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal, referiu que a semana cultural é “uma semana dinâmica, viva”. “Quando se unem esforços e forças, as coisas acontecem e todos ganham. Aqui em S. Pedro de Castelões isso tem acontecido, tanto no movimento associativo como com a dinâmica que a junta de freguesia imprime, uma dinâmica de qualidade e inovação, de fazer mais e melhor. Por isso, dou os parabéns à freguesia pelo empenho e pela vontade”, afirmou a concluir.

Durante a semana foram várias as atividades que se realizaram, tais como atuações de dança, teatro, animação musical, atuação de tunas, noites de baile, e atividades desportivas como o prémio de atletismo e o torneio de futsal inter-associações. Decorreu ainda o desfile de marchas populares onde participaram a marcha do jardim de Infância de Macinhata, a marcha de St. António de St. Eulália de Arouca, a marcha do Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões e a marcha da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra. Não faltaram também as diversas atividades religiosas, que reuniram centenas de fiéis.

XXVII Semana Cultural trouxe centenas de pessoas a S. Pedro de Castelões XXVII Semana Cultural trouxe centenas de pessoas a S. Pedro de Castelões

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.