Vereadores da oposição discordam de valor atribuído a concurso fotográfico

“Click Arouca” é o nome do concurso fotográfico promovido pela Câmara Municipal de Arouca com o objetivo de impulsionar o envolvimento dos cidadãos na captação de imagens inéditas do território. O valor total dos prémios (6.500,00€) é, no entanto, motivo de discórdia por parte dos Vereadores do PSD Fernando Mendes e Vítor Carvalho, que votaram contra o respetivo regulamento, enquanto o Vereador Pedro Vieira, do CDS-PP, se absteve. A deliberação aconteceu na reunião do Executivo, do passado dia 4.

O voto dos autarcas sociais democratas foi sustentado numa declaração que refere que os valores dos prémios são “um «atentado» e verdadeiro despesismo”, dado que, em sua opinião, “é uma verba elevada, que poderia ser distribuída/reforçando as associações locais ligadas à promoção da fotografia, do cinema, das artes e imagem, bem como à formação nessas matérias, podendo com ações desta natureza também promover o território”.

O documento apresentado, e que consta da respetiva ata, alega ainda “algum pretensiosismo querer igualar-se na atribuição do valor dos prémios ao 1º concurso fotográfico do Porto, mas cada um tem as suas opções”, sendo que em sua opinião “parte deste valor poderia ser distribuído noutras ações, nomeadamente no colmatar de investimento básicos que a população de Arouca, bem como a freguesia onde nos encontramos ainda padece (por ex. acessibilidades, mobilidade, saneamento, ambiente…).”

O assunto tinha já sido motivo para observações críticas por parte do Vereador Vítor Carvalho, no período antes da ordem do dia, com a Presidente da Câmara, Margarida Belém, a justificar os valores “face às dimensões e que para que o mesmo tenha o impacto pretendido tem de ter prémios de valor significativo”, sendo que “para além disso, o concurso será financiado por fundos comunitários e visará também a realização de uma exposição internacional que divulgue o que de melhor existe no território”.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.