Está de volta o Ultra Trail Serra da Freita, desta feita para a 14.ª edição da prova. Tem início amanhã, dia 28 e prolonga-se até domingo, 30 de junho, com um calendário recheado. Para os ultramaratonistas, a prova de elite desenvolve-se ao longo de 100 quilómetros, o Ultra Trail terá a distância de 65 quilómetros e o Trail conta com extensão de 26 quilómetros. Por fim, a caminhada é de 12 quilómetros.

A prova Elite Trail Serra da Freita 100 km e a Ultra Trail Serra da Freita 65 km têm início às 6h do dia 29 de junho, com uma duração de 28 horas, e ambas percorrem caminhos e trilhos da Serra da Freita. A prova Trail Serra da Freita 26 km começa às 9h, com partida e chegada na Escola Secundária de Arouca. No mesmo dia, a Caminhada da Freita 12km parte do Parque de Campismo do Merujal às 9h.

O Ultra Trail Serra da Freita foi a primeira prova da modalidade organizada no nosso país, e é, ainda, uma das maiores do género que se realiza em Portugal Continental. A edição de 2019 insere-se no calendário da Associação Trail Running Portugal. A organização é da responsabilidade da Confraria Trotamontes e da Câmara Municipal de Arouca.