Festa das cruzes na Senhora da Laje decorre esta sexta-feira

Foto: Carlos Pinho

Depois da Festa em honra da Rainha Santa Mafalda, que se realiza esta quinta-feira, dia 2, decorre na sexta, dia 3 de maio, a festa na serra. A Festa das Cruzes, conhecida por Senhora da Laje, é das mais emblemáticas e apetecíveis do concelho não só pela religiosidade, mas também pelo cenário grandioso, que se estende dos pináculos da Freita até ao mar. Para além disso, o tradicional convívio de gentes vindas das mais diversas paragens, muitas léguas em redor, foi sempre motivo de grande atração e de inesquecíveis jornadas.

No passado, os romeiros percorriam a pé enormes distâncias de farnel às costas, logo às primeiras horas da manhã, para só regressarem quando o sol desaparecia ao longe sobre o espelho reluzente das águas do mar.

Os novos acessos, o aparecimento de gente dedicada a negócios barulhentos, sem respeito por nada, contribuíram para esta típica e tradicional romaria perder muitos dos seus encantos. De qualquer modo, o dia 3 de maio é sempre um marco na vida do concelho, nomeadamente das populações serranas.

Fique com o programa destas festas religiosas.

11h00 | Procissão das Cruzes, seguida de Eucaristia

16h00 | Procissão com os andores

Durante o dia haverá a atuação da Banda de Música de Junqueira, que também acompanhará as procissões.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.