Páscoa: Arouca e Vale de Cambra preparam-se para viver a Semana Santa

Foto: arquivo

Em plena época de festividades, o Discurso Directo procurou dar-lhe a conhecer as celebrações que serão realizadas ao longo da Semana Santa, culminando no domingo de Páscoa. Em Arouca, o momento alto será a habitual “Procissão dos Fogaréus” e em Vale de Cambra vive-se a Semana Santa dentro daquilo que é a tradição pascal comum que enfatiza sobretudo as celebrações do Tríduo Pascal.

A Páscoa é uma celebração religiosa que comemora a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Segundo a Bíblia, após a crucificação de Jesus Cristo, celebrada na Sexta-feira Santa, Cristo ressuscitou no terceiro dia após a sua morte, sendo a data conhecida como Domingo de Páscoa. A época Pascal serve como momento de reflexão, agradecimento e glorificação do sofrimento de Cristo.

No nosso país, a população católica recebe em casa a visita do compasso pascal que difunde a boa nova da ressurreição de Jesus.

A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, dia em que os afilhados oferecem flores ou plantas aos padrinhos e madrinhas e estes retribuem com o “folar” ou prenda da Páscoa. Muitas são também as iguarias tradicionais desta época festiva como o pão-de-ló, as amêndoas, os ovos da Páscoa, os papos de anjo, o folar, entre outros.

Para que não perca nada desta Páscoa e consiga marcar presença em todas as cerimónias, o Discurso Directo dá-lhe a conhecer algumas das atividades realizadas em Arouca e Vale de Cambra.

Vivências Pascais em Arouca

No município de Arouca, a Semana Santa tem início já este domingo, dia 14 de abril, às 11h15, com a bênção e celebração do Dia de Ramos.

A “Procissão dos Fogaréus”, que retrata a última caminhada de Cristo até ao Calvário, acontece na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, às 21h30, e é o momento alto da semana. Como já tem sido hábito em anos anteriores, a procissão, organizada pela Santa Casa da Misericórdia, tem início na Capela da Misericórdia e segue o percurso habitual até ao Calvário, onde se escutam as preces e são recriados os momentos mais significativos da paixão de Cristo, desde a sua entrega por Judas, passando pela sua condenação, o caminho percorrido com a cruz ao ombro e a crucificação.

Na paróquia da Vila é celebrada, no dia seguinte, quinta-feira, dia 18, a missa da Ceia do Senhor – que retrata a última ceia de Jesus com os discípulos e o lava-pés, pelas 22h00, na Igreja Conventual. Na sexta-feira, dia 19 de abril, decorre a celebração da paixão do Senhor, às 17h00, seguida da procissão do Enterro do Senhor. No sábado, dia 20, acontece a vigília pascal, às 21h30 e no domingo de Páscoa haverá a celebração da palavra e saída das cruzes às 8h00, e missa de Páscoa às 11h15.

Além destas celebrações, cada uma das freguesias do concelho tem as suas tradições, que funcionarão nos mesmos moldes dos anos anteriores.

Semana Santa no concelho valecambrense

Em Vale de Cambra, a Semana Santa é assinalada pelas nove paróquias com as celebrações que recriam alguns dos acontecimentos que marcaram os últimos dias de Jesus. No Domingo de Páscoa e nalguns lugares também na segunda-feira de Páscoa, a grande maioria dos católicos valecambrenses mantém a tradição de receber a visita pascal em casa.

A programação da Semana Santa e Páscoa em Vale de Cambra tem início no Domingo de Ramos, dia 14 de abril, pelas 11h15, com a bênção dos ramos no exterior, seguida de Eucaristia no Santuário de Santo António. Na quinta-feira santa, pelas 21h30, celebra-se a ceia do Senhor com o rito do lava pés. Sexta-feira santa é marcada pela celebração da Paixão do Senhor, pelas 21h30, e no sábado tem lugar a Vigília Pascal, pelas 21h30. O Domingo de Páscoa principia com a celebração de envio das equipas da visita pascal, pelas 9h00, terminando o dia com as celebrações eucarísticas, que têm horários diferentes consoante a freguesia, sendo que no Santuário de Santo António será às 19h.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.