Equipa de automobilismo arouquense vai disputar o troféu «C1 learn & drive»

Paulo Sousa no circuito Vasco Sameiro

Uma equipa constituída por arouquenses e liderada por Paulo Sousa, vai disputar o troféu «C1 learn & drive». Trata-se de uma competição de endurance (provas de 6 horas), destinado a equipas compostas por três a seis pilotos e homologada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.

No penúltimo domingo estivemos em Braga, no circuito Vasco Sameiro, e conversamos com Paulo Sousa, que começou por nos dizer que “o projeto surgiu na sequência de um “Track Day”, promovido pela organização, que consistia em experimentar o carro em pista durante algumas voltas”, precisamente na referida pista.

Este jovem piloto, que se encontrava acompanhado pelo seu sttaf técnico e pela família, contou-nos também que sempre teve “uma paixão pelo desporto automóvel”, tendo já participado “em competições oficiais, nomeadamente em Karting, sendo o ponto alto a conquista da taça de Portugal na sua categoria. Fiz a experiência junto com o meu irmão Miguel Sousa (também apaixonado por estas coisas e também piloto oficial em motos), e no fim começamos logo a fazer contas!…A experiência foi boa e a partir daquele dia não mais descansei enquanto não reuni todas as condições para executar o projeto” – acrescentou.

Paulo Sousa esclareceu-nos depois que este troféu (troféu c1 leram & drive), tem uma série de características que o distingue de tudo o que foi realizado em Portugal até hoje, pois é um troféu de resistência (6 horas) e todos os carros são iguais. Têm de ser carros anteriores a 2014 com o motor 1.0 a gasolina, não podendo ser alterados no motor ou caixas de velocidade ou travões. Apenas são instalados sistemas de segurança obrigatórios pela FIA, como o arco de segurança, sistema de extinção de incêndio, banco e cintos de segurança de competição. Este troféu é a forma mais económica de fazer competição automóvel em Portugal. São permitidas equipas de 3 a 6 pilotos, sendo os custos por prova controlados, pois os consumíveis para as provas são fornecidos pela organização em quantidade igual para todos.

Construção do carro 100% em Arouca”.

Foi o André Marques (Motor Sponsor), que numa despedida de solteiro diferente, participou juntamente com os amigos nessa prova. A partir daí também não descansou enquanto não pôs o projeto em marcha, sendo um autêntico sucesso de fazer inveja a outras organizações” – salientou este piloto, que deixou ainda um agradecimento “a todos os pilotos da equipa e respetivos familiares – pois sem eles não era possível a concretização das projeto (sonho) – ao inexcedível Nuno Costa (mecânico), responsável pela construção do carro 100% em Arouca, Luís Reis, e também à família pelas madrugadas”. Um agradecimento extensível “a todos os patrocinadores, amigos e conhecidos e todos os que direta ou indiretamente contribuíram para o projeto, como o Luís Duarte Reis e a Ana Bastos”.

O principal objetivo desta equipa (GTI endurance team, com o número 5, é constituída por 4 pilotos, Paulo Sousa, Paulo Matos, Miguel Sousa e Miguel Brugo), segundo Paulo Sousa, “é participar e desfrutar da competição” – disse-nos a concluir.

De referir que esta competição existe em Inglaterra há 3 anos. Os carros são exatamente iguais, sendo permitido a participação no troféu em Inglaterra e vice-versa. Neste país além das provas de 6 horas é também realizada todos os anos uma prova de 24 horas no mítico traçado de Spa Francorchamps, onde tudo começou para o organizador do troféu em Portugal. OPB.

As provas

7 Abril – circuito Vasco Sameiro, Braga
23 Junho – Autódromo Internacional do Algarve
1 Setembro – Autódromo do Estoril

Patrocinadores principais:

Vila Galé – hotéis

Feel free – health club

Molde Absuloto – moldes técnicos

MPS vending

Casa dos doces conventuais de Arouca

Paulo Sousa – Topógrafo

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.