Autarquia promove concurso “O Melhor Mascarado Tradicional”

Na segunda-feira de Carnaval (4 de março), a partir das 21h, joga-se ao Entrudo como antigamente na Praça Brandão de Vasconcelos e elegem-se os melhores mascarados tradicionais.

Dirigido à comunidade em geral, o concurso integra a atividade Jogar ao Entrudo, que pretende recuperar vivências e tradições de Carnaval do concelho de Arouca. Com este concurso, pretende-se incentivar a comunidade a olhar para os seus recursos patrimoniais e culturais relacionados com o Entrudo, fomentando a sua preservação e também a reinvenção do tradicional numa perspetiva de valorização da cultura popular. Pretende-se igualmente promover a figura do mascarado tradicional numa perspetiva de reutilização e reaproveitamento de materiais, produtos em desuso e/ou inutilizados.

As inscrições são limitadas aos primeiros 30 concorrentes e deverão ser efetuadas pessoalmente no local de realização da atividade, a partir das 21h30 até ao início da apresentação formal dos mascarados ao júri, que deverá ocorrer por volta das 22h. A recriação da figura típica e tradicional, os materiais e utensílios utilizados, a originalidade, a postura corporal e a adequação ao tema são alguns dos critérios a avaliar pelos jurados.

A programação de Carnaval arranca já amanhã, 1 de março, com o desfile das escolas. Os festejos encerram com o desfile das associações concelhias pelas ruas da vila, na terça-feira, dia 4 de março. De 1 a 17 de março também poderá visitar a exposição de máscaras “Move-te por um planeta melhor”, na Biblioteca Municipal de Arouca (uma organização do Agrupamento de Escolas de Arouca).

Para consultar o regulamento do concurso visite o site da Câmara Municipal.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.