O Carnaval é, tradicionalmente, a época do ano em que a sátira, crítica social e algumas partidas estão presentes um pouco por todo o país. Em Arouca e Vale de Cambra não é exceção e os municípios preparam um conjunto de atividades para assinalar a data.

Em Arouca, os festejos começam na sexta-feira, dia 1 de março, com o Desfile de Carnaval das Escolas, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Arouca. Na segunda-feira, dia 4 de março, a partir das 21h, joga-se ao Entrudo e elegem-se os melhores mascarados tradicionais na Praça Brandão de Vasconcelos. Na terça-feira, dia 5 de março, a ação acontece na Av. 25 de Abril com o Desfile de Carnaval das associações do concelho, que terá início às 14h30.

De 1 a 17 de março estará ainda patente na Biblioteca Municipal de Arouca a exposição de máscaras “Move-te por um planeta melhor”.

Inscrições abertas para o Desfile de Carnaval 2019

A Câmara Municipal de Arouca volta a organizar o Desfile de Carnaval e as associações concelhias são convidadas a participar. O desfile decorrerá a 5 de março, pelas 14h30, na Av. 25 de Abril. As inscrições estão abertas e os prémios são convidativos. Podem participar todas as associações concelhias legalmente constituídas. As candidaturas deverão dar entrada em papel na Câmara Municipal de Arouca, na secção de expediente, até às 17h30 de hoje, dia 22 de fevereiro (inclusive). Para efeitos de concurso apenas são consideradas as primeiras 20 inscrições.

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.cm-arouca.pt.

Corso carnavalesco é o ponto alto das festividades em Vale de Cambra

Já no município de Vale de Cambra, a Câmara Municipal organiza no dia 03 de março, pelas 15h00, no centro da cidade, o habitual Desfile de Carnaval. Esta atividade conta com a participação das IPSS’s, Jardins de Infância de Cepelos e Macinhata e associações locais.

De 15 de fevereiro a 08 de março, o Museu Municipal acolhe a exposição de máscaras de Carnaval alusiva ao tema ‘Personagens da Disney’. No mesmo período estarão também expostas no jardim dos Paços do Concelho, máscaras gigantes das personagens da Disney.

As exposições contam com os trabalhos da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente; Centro Social e Paroquial de Arões; Centro Social e Paroquial S. João Batista de Cepelos; Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões; Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Vale de Cambra – Centro de Acolhimento e Gabinete de Apoio à Família; Fundação Luiz Bernardo de Almeida e Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.

Haverá ainda, no dia 04 de março, pelas 19h30, nas Piscinas Municipais, o Hidrocarnaval, ou seja, uma Mega Aula de Hidroginástica gratuita. No mesmo dia mas às 22h decorre o Baile de Carnaval, na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite, com o grupo ‘NMP’. A entrada é livre.