Rotary Club de Arouca homenageou o Prof. Carlos Esteves

Fotos: FF | Mesa de honra

Entre familiares e amigos, o Prof. Carlos Esteves foi homenageado pelo Rotary Club de Arouca (RCA), no passado sábado, na vila de Arouca. Cerca de duas centenas de pessoas associaram-se ao Reconhecimento Profissional de uma personalidade que, ao longo do evento que decorreu no restaurante do hotel S. Pedro, foi elogiada pelo vasto conjunto de competências evidenciadas ao longo da vida; como professor, autarca, desportista, dirigente associativo…mas sobretudo como comandante dos Bombeiros Voluntários de Arouca. Os testemunhos disso mesmo foram deixados por diversas individualidades, familiares e amigos ao longo de quase hora e meia de intervenções.

A diversidade de papéis que o Prof. Carlos Esteves desempenhou (alguns dos quais ainda desempenha), as qualidades profissionais e humanas foram as razões que suportaram o reconhecimento do Mérito Profissional em 2019 por parte do RCA – como sublinhou na sua intervenção o presidente desta estrutura associativa, Ricardo Sousa. Este dirigente quis também deixar vincado o gosto pessoal em lhe prestar aquela subida honra. De referir que todos os anos o Rotary Club de Arouca reconhece o mérito profissional a arouquenses que se destaquem na sua atividade.

Uma viagem por uma vida multifacetada

Na sua intervenção o Prof. Carlos Esteves percorreu, ainda que de forma breve, os diferentes campos de ação da sua vida, em domínios tão diversificados como a educação, sociedade civil, política, família, bombeiros e até o cumprimento cívico do Serviço Militar que, como quis ressaltar, “sendo longo e traumatizante, exigiu disciplina, argúcia, rigor e solidariedade, que me acompanhou e ajudou como cidadão. Esta vivência cimentou uma profunda amizade que ainda perdura e é anualmente cultivada com os meus militares”.

Vendo a educação como “uma aprendizagem duradoura e evolutiva, que mais tarde, retribuí com empenho e diligentemente aos mais novos”, que consigo se cruzavam, o homenageado enfatizou que deu e recebeu de toda a Comunidade Educativa “ensinamentos e sugestões” que jamais esquecerá, para depois assumir que à sociedade civil estava “reconhecido, por sempre sentir o seu apoio, estimulo e reconhecimento”, referindo a preceito que também tinha “andado com boa gente, na nossa querida Arouca e fora dela”. Gente que “tem sido o farol guia, dos meus procedimentos e comportamentos sociais e cívicos” – acrescentou ainda.

Na política, e sobre a política, Carlos Esteves (que hoje é Secretário da Mesa da Assembleia Municipal, de que já foi Presidente) mostrou apreço para aqueles que sempre o respeitaram e acarinharam.

Recordando que durante alguns anos, e em simultaneidade de funções, foi Comandante do Corpo de Bombeiros da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arouca, “marco importante de 3 décadas na minha vida”, disse que abraçou tal cargo “com ousadia, dedicação, responsabilidade e solidariedade”. Para si “o voluntariado nos Bombeiros, é e será uma escola de e para a Vida. Estes homens e estas mulheres, pela sua voluntária doação e dedicação, são merecedores do nosso respeito e carinho, pois quer no Socorro (saúde/sinistros), quer na defesa dos seus bens flagelados pelo fogo, sacrificam o seu lazer e quantas vezes, com temeridade, as suas vidas”.

Carlos Esteves conclui a sua emotiva intervenção referindo a importância e o papel da sua família – “foi preponderante, sem ela, certamente não passaria de um comum cidadão, como tantos outros que admiro e estimo” – na construção do seu ser.

Um homem “que é exemplo para os arouquenses”

Assumindo-se sobretudo como amigo, o Presidente da Assembleia Municipal de Arouca, Artur Neves, lembrou Carlos Esteves como “um cidadão de referência”, dando a conhecer que tal acontece também “à escala do país” pois, nas suas funções – Secretário de Estado da Proteção Civil – são muitos os que lhe falam, nessa conceção, do Comandante Esteves. Artur Neves recordou ainda a autenticidade de um homem “que é exemplo para os arouquenses”, dada a sua “permanente disponibilidade para servir”.

Margarida Belém, Presidente da Câmara, depois de felicitar o RCA pela iniciativa de homenagear um homem “que sempre deu o melhor de si por Arouca”, falou da “paixão, dedicação, persistência e honradez” de alguém que sempre está disponível para ajudar o próximo, algo que, relembrou, vai de encontro ao espírito rotário. Para si Carlos Esteves constitui também um exemplo para as gerações mais novas.

Das inúmeras intervenções destaque para as que foram feitas por uma filha e uma neta, que partilharam com os presentes olhares distintos sobre um pai e um avô, do qual, como fizeram saber, nutrem especial admiração e orgulho.

Texto: OPB.

Rotary Club de Arouca homenageou o Prof. Carlos Esteves
Prof. Carlos Esteves e o Presidente do Rotary Club de Arouca

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.