Criadores da raça arouquesa vão receber 75€ por cada cria

COMUNICADO | O candidato da coligação ‘Somos Arouca’ à Câmara Municipal, Fernando Mendes, manifesta-se preocupado com os produtores de bovinos de raça arouquesa e garante que, caso seja eleito, será implementado um programa específico de incentivo à criação de gado tradicional.

A raça arouquesa merece ser defendida, valorizada e protegida. Grande parte dos seus produtores vive o seu dia-a-dia em condições precárias. Não nos podemos esquecer deles. Uma verdadeira polí­tica de proximidade – como preconizamos – tem de focar a sua acção para todos, de forma inclusiva, sem ostracizar ninguém”, afirma.

A medida a incluir no programa eleitoral – já gizada pela equipa multidisciplinar da candidatura da coligação ‘Somos Arouca’ – permitirá que os produtores recebam, por cada cria (nascida e registada no concelho), 75 euros. O incentivo integra ainda uma majoração de 125 euros por cada novilha que tenha atingido os 18 meses, destinada à reprodução.

A iniciativa foi motivada por uma recente reunião de trabalho entre candidatura de Fernando Mendes e responsáveis da Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa, sedeada no vizinho municí­pio de Cinfães, que visou procurar soluções para valorizar a produtividade e, consequentemente, aumentar o número de efectivos em Arouca.

Esta espécie de ‘incentivo à natalidade’ a quem se dedica à criação da raça arouquesa interliga-se também com um dos nossos objectivos que temos para o território: a valorização dos nossos recursos endógenos”, salienta o candidato.

Recorde-se que uma das 30 medidas anunciadas para os primeiros 100 dias de mandato de Fernando Mendes, enquanto presidente do municí­pio, caso vença – como espera – a noite eleitoral no próximo dia 01 de Outubro, é precisamente “o lançamento das bases para a promoção, desenvolvimento e consolidação de uma oferta turí­stica integrada e de valor acrescentado, potenciando entre outros, a Senhora da Mó, Serra da Freita, Convento de Arouca, geologia, arqueologia, complexo mineiro, rios, moinhos, desportos aventura, raça arouquesa, doces conventuais”. 

Coligação ‘Somos Arouca’

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também