Várias centenas de pessoas assistiram, no passado dia 4 de junho, ao 8º Festival Hípico de Arouca, realizado na Quinta de Alhavaite, junto à rotunda do agricultor. Organizado pelo Centro Cultural, Recreativo e Desportivo de Santa Maria do Monte, o festival, que pretende impulsionar a modalidade no concelho, contou com a realização de cinco competições: prova de escolas, prova open, prova pequena, prova média e prova grande.

Na prova de escolas, Eduardo Romeiro ficou em primeiro lugar com o cavalo Xixa. Diogo Fontes venceu a prova open com o cavalo Quimera; Júlia Ferreira conquistou o primeiro lugar na prova pequena com o cavalo Altivo; e o Tenente Rosado Santos com o cavalo Ardusco e o Soldado Louro com o cavalo Caipirinha ocuparam a primeira posição na prova média (parelhas). Na prova grande foi Diogo Mendes que conquistou o primeiro lugar com o cavalo Carim.

No total, participaram no Festival Hípico cerca de 60 conjuntos, vindos de vários pontos do país, entre os quais seis cavaleiros e cavalos da Guarda Nacional Republicana de Lisboa.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Arouca e das Juntas de Freguesia de Santa Eulália e Arouca e Burgo.

Que o êxito da organização do corrente ano se volte a repetir em 2018 é o desejo de todos aqueles que tomaram parte ativa neste evento: organizadores, cavaleiros e assistentes”, referiu o Coronel Bernardo Mendes, membro da organização.

Texto de Andreia Borges