A Câmara Municipal de Vale de Cambra promoveu, em parceria com a ADRIMAG, a 1ª Mostra Social e Feira da Saúde e Bem-Estar do concelho. O Parque da Cidade Dr. Eduardo Coelho foi o palco do evento, que decorreu de 2 a 4 de junho, e deu a conhecer o trabalho desenvolvido pelas diversas IPSS’s e gabinetes de saúde e estética de Vale de Cambra.

Organizada pela autarquia valecambrense em parceria com a ADRIMAG – através do projeto CLDS 3G Vale+Social – a “Mostra Social & Feira da Saúde” procurou, durante três dias, promover a oferta de serviços de âmbito social, saúde e bem-estar do concelho de Vale de Cambra.

Animações musicais e desportivas, palestras e workshops, exercício físico, rastreios e serviços gratuitos, foram algumas das atividades dinamizadas pelas instituições e associações da área social, bem como por entidades públicas e privadas da área da saúde. Foi ainda possível encontrar uma ampla divulgação dos serviços prestados por cada promotor, assim como a partilha de conhecimentos e boas práticas, e a identificação de novas estratégias de cooperação para melhor responder aos novos desafios sociais.

A sessão de abertura, animada pela Academia de Música de Vale de Cambra e por uma largada de balões, decorreu no passado dia 2 de junho e contou com a presença de João Carlos Pinho, coordenador da ADRIMAG, Manuel Ruivo, diretor da Segurança Social de Aveiro, e José Pinheiro, Presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra.

João Carlos Pinho começou por evidenciar a “enorme satisfação” da ADRIMAG em promover, em parceria com o município valecambrense, um evento que considera de “singular importância”, parabenizando todos os envolvidos na iniciativa. “É nosso objetivo informar a comunidade local acerca dos serviços, práticas e projetos sociais de excelência que se desenvolvem neste concelho, reforçando assim uma cultura de trabalho social em rede de cooperação e partilha”, referiu.

O coordenador da ADRIMAG falou ainda sobre a revista “Eco Social”, desenvolvida especialmente para a Mostra Social, que pretende “dar a conhecer o trabalho desenvolvido pela rede social do município”.

Na sua intervenção, Manuel Ruivo, diretor da Segurança Social de Aveiro, destacou a importância das IPSS’s, “que prestam um serviço público essencial à sociedade” e que são “grandes empregadores e relevantes para a economia local”.

Estas instituições trazem a paz social aos territórios onde estão inseridas, porque tomam conta das crianças e dos idosos. Penso que estas Mostras são tremendamente importantes para mostrar aquilo que se faz dentro de portas, para que cada um mostre aquilo que faz bem”, declarou.

Seguiu-se José Pinheiro que começou por destacar a “rede social exemplar”, que “funciona na perfeição e faz um magnífico trabalho” no concelho de Vale de Cambra.

Esta Mostra Social e Feira da Saúde é importante para mostrar o trabalho desenvolvido pelas IPSS’s, as suas valências, aquilo que são as suas capacidades. É mais uma iniciativa para motivar e valorizar o trabalho social do concelho, mas ao mesmo tempo permite que as empresas ligadas à saúde possam mostrar aos valecambrenses aquilo que são as valências instaladas”, afirmou o presidente da autarquia, terminando com um agradecimento aos colaboradores da Câmara Municipal, à ADRIMAG e a todos os envolvidos.

A sessão terminou com uma visita a cada um dos stands presentes no local.

A 1ª Mostra Social contou a participação da Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente, do Centro de Promoção Social e Cultural de Junqueira, Câmara Municipal de Vale de Cambra, Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira, Centro Social e Paroquial de Arões, Centro Social e Paroquial de Cepelos, Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, Cruz Vermelha Portuguesa – Núcleo de Vale de Cambra, Focus, Fundação Luíz Bernardo de Almeida e Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.

Texto de Andreia Borges

Foto: Andreia Borges

Foto: CMVC

Foto: CMVC