No próximo domingo, dia 28 de maio, pelas 15h, será inaugurada no Jardim Central, em Vale de Cambra, uma exposição no âmbito do projeto Biblioteca Tricotada no Jardim.

A exposição inclui cerca de 55 peças tricotadas que se destinam à decoração de árvores e de equipamento urbano que se encontra no Jardim Central de Vale de Cambra – bancos, cestos do lixo, cabines telefónicas suportes de bicicletas, fonte, floreiras – com peças elaboradas em grupo ou individualmente.

O projeto, uma iniciativa da Câmara Municipal, teve a sua primeira edição em 2015 com o objetivo de manter as tradições de artes manuais como o tricot e o crochet, bem como de aproximar a população do concelho aos serviços da Biblioteca Municipal e incentivar o gosto pelo livro e pela leitura.

O sucesso da primeira edição fez com que o projeto se alargasse a espaços exteriores, sendo que a exposição deste ano, no Jardim Central em frente aos Paços do Concelho, ficará patente até dia 2 de outubro.

Participaram na edição de 2017, além da comunidade em geral que se disponibilizou, o Lar da Fundação Luiz Bernardo de Almeida, a Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, o Centro Social e Paroquial de Vale de Cambra, Comissões de Idosos, a Casa do Professor – Universidade Sénior e o Gabinete de Apoio à Família e Comunidade da Cruz Vermelha Portuguesa de Vale de Cambra.

Para a preparação da exposição foram organizados 11 encontros coletivos, que contaram com a presença de mais de uma centena de participantes.