Doença refluxo  gastro esofágico – Porque sinto azia?

Hoje falaremos sobre a doença do refluxo gastroesofágico – (DREG).

Muitas pessoas passam a vida a reclamar de azia ou paladar desagradável, como se sentisse a comida voltar a boca após determinadas refeições, ou mesmo quando comem mais rápido do que o habitual.

O DREG é uma doença digestiva, onde os ácidos presentes no estômago, voltam pelo esófago ao invés de seguir o seu  fluxo normal da digestão, irritando os tecidos que revestem o esófago, causando os sintomas típicos da doença do refluxo gastroesofágico.

Como já citei acima, quando uma pessoa come, existe o  processo da boca para garganta, continuando do esófago para estômago, e a seguir,  encontra-se o anel de fibras musculares, com a função de impedir que o alimento e a bebida, retornem.

Essas fibras são chamadas de esfíncter esofágico inferior (EEI), que se não  cumprir seu papel, o resultado é muito incomodo.

Os sintomas característicos da DRGE, são azia, dores no peito, dificuldades para engolir, dores de garganta, náusea após as refeições, tosse seca, rouquidão, e quando diagnosticada,  a pessoa pode sentir a sensação de que algo ficou preso na garganta,  aumentando o  desconforto ao curvar-se para frente.

Os exames normalmente solicitados para diagnosticar a DRGE, são raio-X, endoscopia, monitoramento contínuo do Ph esofágico.

Entre outros, há estados físicos e de vícios, que podemos citar como fatores de risco, pois aumentam a chance da pessoa apresentar esta doença, nomeadamente a hérnia de hiato, asma, diabetes, obesidade, gravidez.

Ao sentir alguns dos sintomas, procure um médico para avaliar e dar o diagnostico preciso.

Manter um estilo de vida saudável, comer devagar, evitar dormir após as refeições, beber muita água, são medidas que ajudam a controlar os sintomas e desconforto.

Evitar o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também pode ajudar a impedir a doença.

Glaucia Souza

Wellness Coach

Palestrante-Consultora-Formadora

sobre o autor
Glaucia Souza
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também