Arouca celebrou mais uma festa dedicada à padroeira do concelho, a Rainha Santa Mafalda, no passado dia 2 de maio, feriado municipal. Muitas foram as atividades constantes do programa de celebrações, que atraíram centenas de pessoas à vila de Arouca.

O bom tempo permitiu que a zona envolvente do centro histórico da Vila se enchesse de multidão, que saiu à rua para viver a festa em honra da Rainha Santa Mafalda.

As festividades tiveram início com o lançamento de foguetes e com o Desfile da Banda Musical de Arouca através da Avenida 25 de abril. Seguiu-se a Missa Solene presidida pelo Bispo do Porto, D. António Francisco Santos, com a participação do Grupo Coral de Urrô, acompanhado ao órgão por Nicolas Roger.

Durante o dia, a Banda Musical de Arouca proporcionou a habitual atuação na Praça Brandão de Vasconcelos, onde centenas de pessoas se reuniram.

No final da tarde, realizou-se a Procissão Solene pelas ruas da Vila, com a representação das Irmandades e Confrarias do Concelho de Arouca, dos Cavaleiros da Ordem de Malta e da Irmandade do Mosteiro de Lorvão.

À semelhança de anos anteriores, a organização das festividades esteve a cargo da Mesa Administrativa da Real Irmandade Rainha Santa Mafalda, neste que é o 224º aniversário da sua beatificação.

A festa em honra da padroeira de Arouca realizou-se com fé e tradição e trouxe inúmeros devotos ao concelho, em busca da sua proteção e auxílio.

Texto de Andreia Borges