Arouquense eleita Vice-Presidente da Federação Nacional de Associações Juvenis

Cátia Camisão foi eleita Vice-Presidente da FNAJ-Federação Nacional de Associações Juvenis, no processo eleitoral que decorreu no passado dia 22 de abril, em Viana do Castelo.

Foi durante a realização do 15º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, que o movimento associativo juvenil português votou e elegeu o projeto e a equipa da Lista A, Juntos/as pelo Associativismo Juvenil.

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis, é a estrutura associativa representante do movimento associativo juvenil de base local e regional em Portugal, contando com mais de 1000 associações juvenis filiadas, distribuídas por todos os distritos de Portugal e das regiões autónomas.

O movimento Juntos/as pelo Associativismo Juvenil, um dos projetos que esteve em votação neste processo eleitoral para assumir os destinos da FNAJ, tem como principal missão ser um elemento agregador e unificador do tecido associativo português, dando voz às associações juvenis de base local e promovendo a participação dos/as jovens no debate público, na definição e na execução das Políticas de Juventude, afirmando um movimento associativo cada vez mais forte, dinâmico e agregador.

De um universo total de 337 votantes, 234 associações juvenis de todo o país e das regiões autónomas votaram na Lista A, no projeto liderado por Tiago Rego, o Presidente eleito da FNAJ e do qual faz parte a arouquense Cátia Camisão, Vice-Presidente eleita. As contas do processo eleitoral indicaram ainda 100 associações que votaram na Lista B e 3 votos em branco.

O projeto Juntos/as pelo Associativismo Juvenil saiu vencedor deste ato eleitoral, tendo obtido 69% dos votos, num processo muito participado e num claro exercício de participação e cidadania, respeitando os processos de democracia eleitoral. Salienta-se o facto de ainda não ter havido lugar ao ato oficial de tomada de posse dos novos órgãos sociais eleitos para a FNAJ devido a um procedimento administrativo levado a cabo por parte da lista B, sendo que a tomada de posse irá ocorrer assim que este processo esteja concluído.

Cátia Camisão, que se tem destacado ao longo de mais de dez anos pelo seu papel como dirigente associativa, voluntária e membro ativo de um conjunto de associações juvenis e de instituições sociais e culturais de Arouca e do Norte e Centro do país, foi agora eleita Vice-Presidente da estrutura representativa das Associações Juvenis de Portugal, num claro sinal de reconhecimento e afirmação do relevante papel de Arouca no movimento associativo nacional. Atualmente a jovem arouquense é Vice-Presidente do Cine Clube de Arouca, destacando-se o seu trabalho como responsável pelo projeto “Cinema nas Escolas”, e como subdiretora do Arouca Film Festival. Neste ato eleitoral, a jovem, representou a ACDR Unidos de Rossas, como forma de reconhecimento e homenagem pelo percurso histórico desta associação, enquanto membro fundador da FNAJ.

É com base na missão e nos objetivos definidos aquando da fundação da FNAJ que surge e se desenvolve o projeto Juntos/as pelo Associativismo Juvenil, um projeto de continuidade que centra a sua ação numa equipa coerente, coesa e dinâmica que irá representar, defender, afirmar e valorizar todas as Associações Juvenis de Portugal, mantendo a FNAJ como um organismo forte, sólido, independente e representativo da vontade do movimento associativo, das associações juvenis de base local e dos seus jovens.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também