Jornadas “A Floresta e os Incêndios” começam amanhã

O auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca recebe nos dias 24 e 25 de março, as Jornadas “A Floresta e os Incêndios”, uma iniciativa com organização conjunta do Círculo Cultura e Democracia e da Câmara Municipal de Arouca. Depois dos incêndios que fustigaram o concelho no verão de 2016, estas jornadas pretendem dar um contributo para que Arouca possa, como refere o Círculo Cultura e Democracia, “vir a desempenhar um papel modelar na promoção de uma Floresta de futuro, aliando a visão, o empenho e o comprometimento dos múltiplos agentes do setor”.

O programa apresenta intervenções de especialistas que se têm dedicado a produzir conhecimento técnico e/ou científico relevante na matéria e protagonistas muito experimentados no terreno, entre os quais agentes locais com envolvimento reconhecido, tais como, Celso Portugal, presidente dos Bombeiros Voluntários de Arouca, Pedro Quaresma, da Associação Florestal Entre Douro e Vouga, Associação Matéria-Prima (Movimento para a Reabilitação e Preservação da Serra da Freita), Movimento Gaio (Associação de defesa da Floresta em vias de extinção), entre outros.

O valor da floresta e dos seus recursos, tanto económico, como ambiental e ecológico, sociocultural e paisagístico, estará em foco no primeiro dia. O dia 25 será em grande parte dedicado à problemática dos incêndios rurais devastadores que recorrentemente ameaçam a floresta, mas que não podem ser encarados como uma “fatalidade”.

A iniciativa é de acesso público e aberta à participação da assistência nos espaços para o efeito previstos.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também