Depois da primeira palestra/tertúlia sobre Cidadania, no passado dia 15 de dezembro, feita pelo prof. Zeferino Brandão, teve lugar no dia 2 de março, uma nova palestra, desta vez sobre Saúde proferida por um jovem médico arouquense, o Dr. José Filipe Cerca.

De uma maneira muito acessível e em interacção com o público, o palestrante foi apresentando algumas das mais frequentes questões que se colocam habitualmente sobre a diabetes mellitus, do tipo 2: Será a diabetes uma doença? Como sabemos se temos diabetes? Por que é que temos a diabetes? Quais as consequências da diabetes? Estarei em risco de ter diabetes? E se tiver, que fazer?

Estas foram algumas das questões levantadas sobre este tema e que mereceram todo o interesse por parte dos participantes, bem como uma adequada explicação por parte do palestrante.

Atendendo ao público destinatário, o Dr. Filipe Cerca apontou, como principais medidas para o controlo metabólico desta doença, a alimentação equilibrada e o exercício físico continuado, nomeadamente pequenas, mas constantes caminhadas.

Texto de José Cerca