A Câmara Municipal de Vale de Cambra dinamizou, no passado dia 20 de janeiro, a primeira edição do ciclo de sessões em coaching e inteligência emocional. O tema em destaque foi “Despertar para as emoções – palestra de inteligência emocional”, conduzido por Alexandra Gomes.

A sala polivalente da Biblioteca Municipal de Vale de Cambra teve lotação esgotada, para ouvir a especialista sensibilizar para a importância da inteligência emocional e da gestão das emoções. No decorrer da sessão, os participantes tiveram ainda oportunidade de aprender a utilizar algumas técnicas para controlar as emoções e mudar o foco do cérebro, permitindo assim fazer uma melhor gestão das mesmas. A primeira sessão contou com cerca de 60 participantes, de onde se destaca, em representação do município, a presença das vereadoras Catarina Paiva, que abriu o ciclo de sessões, e Daniela Silva.

A sensibilização de pais e educadores para a importância da gestão das emoções e de outras competências transversais no desenvolvimento equilibrado e saudável das crianças e jovens, é fundamental para o sucesso de um percurso educativo e pessoal, valorizando-se dimensões que proporcionam o auto conhecimento e uma melhoria nas relações interpessoais, bem como um papel ativo e consciente na sociedade.

Alexandra Gomes é co-autora do “Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem”, de “O Poder dos 3 Saberes no Sucesso. Para Pais e Filhos Criadores do Próprio Sucesso” e do livro infantil “Terra Mágica de Huakanda. A Incrível Viagem ao teu Mundo Interior”. O seu percurso profissional é inspirado por um tubo de Bolas de Sabão e pautado por valores como o Amor, a Energia e a Oportunidade. Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho é mestre em Ciências da Educação – especialização em orientação escolar e profissional – pela Universidade de Aveiro. Pós Graduada em Certified Associate Coach (CAC) pela International School of Professional Coaching, Alexandra Gomes é também especialista em inteligência emocional na educação – desenvolvimento emocional infantil – e em Psicologia da Educação, Orientação Vocacional e para a Carreira e Inteligência Emocional. É ainda consultora de psicopedagogia ISCIA.