Movimento Juvenil Salesiano em festa de compromisso

Durante 22 anos Arouca beneficiou, cultural, social e espiritualmente, da presença dos Salesianos, através do Colégio Salesiano que funcionou no Convento de 1960 a 1982.

Saídos desta terra, há 35 anos, cá deixaram a semente do carisma de D.Bosco através do Centro Juvenil e da Associação dos Salesianos Cooperadores. O Movimento Juvenil Salesiano que faz parte do Centro Juvenil, pretende, entre outras coisas, que os adolescentes e jovens tenham, como referência nas suas vidas, as figuras de D.Bosco e de Domingos Sávio. É por isso que, seguindo estas fascinantes figuras, os jovens ADS do Movimento Juvenil Salesiano pretendem ser alegre, dinâmicos e serviçais.

No dia 18 de fevereiro este movimento viveu mais um dia de festa e de compromisso público, com a presença do sacerdote salesiano, Pe. Manuel Mendes que presidiu à cerimónia da imposição dos lenços e das promessas dos jovens ADS, na igreja conventual, durante a eucaristia vespertina dominical da paróquia de Arouca que foi animada musicalmente pelos próprios jovens ADS.

Antes da imposição dos lenços o celebrante lembrou a todos os jovens os aspectos mais relevantes do compromisso que iriam fazer a seguir. Esta cerimónia foi antecedida de uma vigília de oração e reflexão como preparação para a celebração comunitária do dia seguinte.

Antes da celebração os jovens ADS deslocaram-se ao cemitério de Santa Eulália para evocarem a memória da pequena Leonor que integrava esse grupo do MJS e que há cerca de 3 anos partiu, inesperadamente, com 9 anos de idade, deixando em todos, não só uma grande saudade, como também um estímulo de vida e de imitação. Depois, já no parque municipal, foi colocado um ramo de flores junto ao busto de D.Bosco, tendo o Pe. Manuel Mendes dirigido algumas palavras sobre o “apóstolo da juventude” e evocado os salesianos que passaram por Arouca.

Depois da cerimónia religiosa seguiu-se um breve encontro dos jovens com o Pe. Manuel Mendes, num dos auditórios da Escola Secundária, seguindo-se o jantar em que participou mais de uma centena de pessoas entre jovens, seus familiares e membros dos Salesianos Cooperadores.

O dia terminou com uma sessão de variedades levada a cabo pelos próprios jovens ADS e durante a qual o teatro, a música e a dança proporcionaram a todos divertidos momentos de boa disposição, exemplificando assim uma das muitas maneiras dos ADS serem alegres, dinâmicos e serviçais, seguindo o exemplo de Domingos Sávio e do seu mestre D.Bosco.

Texto de José Cerca

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também