A Associação Industrial de Aveiro (AIDA), em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, promove amanhã, dia 17 de fevereiro, a partir das 09h15, no Centro Cultural de Macieira de Cambra (Av. da República), uma sessão informativa sobre Sustentabilidade Empresarial que conta no painel de oradores com os especialistas Simeon Ries, Ricardo Moita e Gonçalo Cavalheiro.

O evento de entrada gratuita, com inscrição obrigatória, visa sensibilizar e dotar os participantes de conhecimentos que permitam perceber como é que a sustentabilidade pode alavancar a competitividade do negócio, qual o seu papel ao longo do ciclo de vida do produto/serviço e de que forma a adesão a este “novo” paradigma pode projetar a empresa para um patamar mais exigente, mas também mais competitivo.

Simeon Ries é licenciado em Teologia, tem um MBA pelo Bradford Management Center e um PhD pela Goethe Universitat. Foi fundador da Enodo em 2002, empresa de consultoria na área da sustentabilidade. Professor Coordenador de Sustentabilidade Empresarial e de Marketing Estratégico no Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais do Porto, desde 2010. Simeon Ries é fluente em Inglês, Francês e Português.

Ricardo Moita é especialista em Física Nuclear. Foi Membro da Delegação Portuguesa para a Convenção-Quadro das Nações Unidas para as Alterações Climáticas (CQNUAC). Foi CEO da Ecoprogresso Consultores em Ambiente e Desenvolvimento, S.A.; Membro Executivo do CA da MCO2 – Sociedade Gestora de Fundos de Investimento Mobiliário, S.A. e Presidente do CA da GET2C, Lda. Colaboração nos Projetos SIAM (Alterações Climáticas em Portugal- Cenários, Impactos e Medidas de Adaptação) e SIAM II. Atualmente é CEO na Balconyblue, Lda.

Gonçalo Cavalheiro é consultor para as alterações climáticas. É graduado em Relações Internacionais. Tem mais de 15 anos de experiência profissional e o seu grande expertise é o trabalho que desenvolve no âmbito da política para as alterações climáticas. Prestou serviços de consultoria a governos, organizações internacionais e a empresas privadas. Colabora frequentemente com o GRACE – Reflexão, promoção e desenvolvimento de iniciativas de Responsabilidade Social Empresarial.

Programa:

09h15 – Receção dos participantes

09h30 – Sessão de Abertura

  • Câmara Municipal de Vale de Cambra | José Pinheiro, Presidente
  • AIDA | Fernando Castro | Presidente da Direção

09h40 – Sustentabilidade: desenvolvimento de um conceito

  • Na prática: Social Return on Investment – SROI
  • Estudo sobre os efeitos das oficinas protegidas na Alemanha
  • Discussão: SROI nas empresas convencionais?
  • Simeon Ries, Ricardo Moita e Gonçalo Cavalheiro
  • Debate

11h20 – Coffee break de networking

11h40 – Debate

  • Ricardo Moita e Gonçalo Cavalheiro

12h40 -Encerramento

O evento realiza-se no âmbito do QUALIFY, projeto que tem como objetivo estratégico reforçar a capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de processos, bens e serviços diferenciados, por via da qualificação e informação, de modo a que atuem de forma sustentável, afirmando-se dinâmica e competitivamente nos mercados. Foi financiado pelo Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, no montante de 671 227,38 euros, dos quais 570 543,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.