Tal como já vem sendo habitual, a Santa Casa da Misericórdia de Arouca assinalou o Dia Mundial do Doente com a realização de uma palestra. Subordinada ao tema “Humanização dos Cuidados de Saúde”, a palestra teve lugar no auditório da Santa Casa da Misericórdia, no passado dia 10 de fevereiro.

A sessão de abertura foi feita por Victor Brandão, provedor da instituição, e contou com a participação do principal orador Narciso Moura, do Centro Hospitalar de S. João, que proferiu um “expressivo testemunho acerca da temática”.

Com o auditório da Santa Casa repleto de “ouvintes manifestamente interessados”, nomeadamente profissionais de saúde e estudantes, seguiu-se um debate com apresentação de testemunhos por várias pessoas.

Tal como referiu a instituição organizadora, o Padre Vilar, presidente da Assembleia Geral da Santa Casa, foi “efusivamente aplaudido pelo seu contributo neste tema, apelando à sua vasta experiência nesta área tão sensível no que diz respeito à Humanização dos Serviços em Saúde”. Em seguida usou da palavra a vice-presidente da Câmara, Margarida Belém, que a todos “deliciou com a sua simpatia e ternura pelos doentes”. Encerrada a sessão, era visível no rosto de todos a importância e o apreço que a temática representa.