Promovidas pela JSD Vale de Cambra, decorreu, no passado dia 14 de janeiro, na Biblioteca Municipal de Vale de Cambra, a primeira sessão das Conferências Teixeira da Silva, com o tema “40 Anos de Poder Local”.

Com mais de uma centena de pessoas presentes no auditório, a abertura dos trabalhos coube a João Carvalho Silva, Presidente da JSD de Vale de Cambra, que apresentou o nome das conferências que a estrutura está a promover em homenagem ao fundador do PSD em Vale de Cambra. Para João Carvalho Silva este é mais um momento em que a JSD assume a sua “força e capacidade de organização, mas também um momento em que volta a assumir o respeito e reconhecimento pelo passado do partido no Concelho e que visa uma vez mais a sua união tendo em vista um projeto de futuro e vencedor para os valecambrenses”.

A moderação do debate coube a Frederico Martins que se mostrou lisonjeado por assumir a moderação de um debate que contou com dois amigos de Vale de Cambra, o Prof. António Pina Marques e o Dr. Luís Marques Mendes.

Na sua intervenção, Marques Mendes realçou o trabalho do seu parceiro de debate, António Pina Marques, em prol do concelho como vereador, deputado e provedor da Santa Casa da Misericórdia, demonstrando a amizade e o reconhecimento pelo trabalho do conhecido valecambrense.

O debate foi profícuo com uma plateia diversificada, entre os mais jovens e menos jovens, onde também estiveram presentes os filhos do homenageado pela JSD e alguns eleitos locais do PSD e de outros quadrantes políticos, demonstrando a abertura da JSD à sociedade.

Durante as apresentações quer António Pina Marques, quer Marques Mendes recorreram a fatos históricos e a momentos que ocorreram na história do poder local até ao momento. Pina Marques demonstrou uma vez mais ser um profundo conhecedor da história do concelho, da obra existente ao longo de todos os anos e mandatos autárquicos, bem como dos desafios com que se depara o concelho de Vale de Cambra. Já Luís Marques Mendes abordou as questões por parte de quem vê de fora e assiste à pujança económica do concelho e à resiliência das suas gentes, sempre determinadas em progredir com o objetivo de alcançar uma qualidade de vida melhor, fazendo alusão aos empresários valecambrenses e seus trabalhadores que, ao longo dos anos, se têm distinguido e levado o nome de Vale de Cambra pelo mundo fora.

A sessão terminou já depois da meia-noite e após três séries de intervenções do público, o que permitiu uma discussão alargada sobre a qual a JSD assentará as suas próximas atenções, tendo em vista a elaboração de um projeto político ambicioso para os jovens valecambrenses, para que estes se fixem no concelho, trabalhem no concelho, invistam e tenham a qualidade de vida que procuram em Vale de Cambra.

A Juventude Social Democrata de Vale de Cambra agradece a todos a presença no evento e espera voltar a contar com todos num próximo evento, recordando que as conferências Teixeira da Silva agora lançadas serão para continuar e delas se retirarão importantes conclusões”.