Realizou-se nos dias 3 e 4 de dezembro, mais uma recolha de alimentos para o Banco alimentar Contra a Fome, nas principais superfícies comerciais do concelho: Pingo Doce, Meu Super Cavadinha, Minipreço e Supermercado Maria Antónia (Escariz). Em Arouca, a ação foi coordenada pelo Patronato – Centro Social e Paroquial Santa Mafalda, com o apoio da Casa do Povo Santa Cruz de Alvarenga e o Centro Social Paroquial de São Salvador do Burgo.

A recolha contou com a ajuda de 153 voluntários de várias instituições, nomeadamente funcionários das três instituições envolvidas, utentes dos lares de infância e juventude, escuteiros, elementos ADS – Movimento Juvenil Salesiano, jovens da catequese de Moldes e Santa Eulália e elementos da comunidade. Os bens recolhidos totalizaram 3.636 kg, dos quais 1.122 kg do supermercado Cavadinha, 918 kg do Minipreço, 1.538 kg do Pingo Doce e 58 kg do supermercado Maria Antónia.

À semelhança de anos anteriores, a organização teve a colaboração do Supermercado Cavadinha na concretização da ação, que transportou gratuitamente os alimentos recolhidos para o Banco Alimentar Contra a Fome de Aveiro. A Câmara Municipal também colaborou na iniciativa. Em comparação com os resultados de 2015, este ano o concelho de Arouca arrecadou menos 15 kg de alimentos.

Recolha de alimentos em Vale de Cambra

O concelho de Vale de Cambra também participou na recolha de alimentos em sete super e hipermercados, num total de 5.395 kg de alimentos conseguidos. O Continente arrecadou 1.335 kg de bens, o Irmão Pinho 125 kg, o Minipreço 476 kg, o Pingo Doce conseguiu 1.766 kg de alimentos, o supermercado Sérgio 198 kg, o Supercambra 251 kg e o Supercambra 2 recolheu 244 kg. Em comparação com 2015, Vale de Cambra conseguiu menos 210 kg de alimentos.

Texto de Andreia Borges