Fundada em 1996, a Avirecria, uma empresa ligada ao sector agrícola e pecuário vingou num mercado competitivo e assinalou, no passado dia 5 de novembro, vinte anos de “trabalho e dedicação”. Numa cerimónia onde estiveram presentes familiares, amigos, colaboradores, autarcas e instituições, não faltaram as felicitações ao sócio-gerente Luís Pinho. Foram também inauguradas as novas instalações da empresa, construídas recentemente.

A empresa Avirecria, situada em Nabais, na freguesia de Escariz, celebrou no passado sábado, dia 5 de novembro, vinte anos de existência. A empresa arouquense, especialista na venda de produtos para agricultura e pecuária, aproveitou a data para inaugurar as novas instalações da sede, recentemente remodelada, e recebeu inúmeros convidados que se quiseram associar às comemorações e parabenizar o sócio-gerente, Luís Pinho.

O evento contou com a presença de Fernanda Oliveira, presidente da junta de freguesia de Escariz e de toda a equipa camarária, encabeçada por José Artur Neves, presidente da Câmara Municipal. Também Bruno Teixeira e Carlos Brandão, presidente e vice presidente da AECA, marcaram presença na comemoração, tal como Rui Oliveira, o primeiro funcionário da Avirecria.

A sessão-solene teve início com o testemunho de Luís Pinho que, emocionado, lembrou as adversidades e o caminho percorrido ao longo das duas décadas de existência da empresa, agradecendo a todas as pessoas que o ajudaram e lhe deram força para não desistir. “O percurso ao longo destes 20 anos nem sempre foi fácil. Surgiram muitas dificuldades ao longo desta caminhada, inicialmente sem qualquer tipo de recursos e sem apoios. No entanto, com esforço diário, com vontade de vencer, com empenho, humildade e seriedade foi possível concretizar com êxito os objetivos. No meio das adversidades e quando o desanimo parecia tomar conta de mim, houveram muitas pessoas que me ajudaram, que me incentivaram e deram força para não desistir. Quero por isso fazer um agradecimento a todas as pessoas que estiveram sempre ao meu lado”, referiu o empresário, deixando um agradecimento especial à esposa e à filha que “sempre me deram bons concelhos e me indicaram o melhor caminho”. A restante família, os colaboradores e o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia também não foram esquecidos.

Luís Pinho aproveitou a ocasião para inaugurar o novo armazém que, segundo referiu, constitui um “marco importante na estratégia de expansão e desenvolvimento, permitindo excelentes condições logísticas, já que as condições até aqui existentes estavam muito à quem das necessidades”, acrescentando que com a nova infraestrutura será possível satisfazer com mais eficácia e eficiência as solicitações e encomendas dos clientes.

Seguiu-se a intervenção de Rui Oliveira, primeiro funcionário da Avirecria, que destacou o crescimento e sucesso da empresa e mostrou-se orgulhoso por fazer parte da “casa”. “É com enorme satisfação que aqui estou a acompanhar os 20 anos de uma empresa com a qual foi crescendo. Foram altos e baixos, pautados também por muito sucesso. Sinto-me orgulhoso de fazer parte desta equipa dedicada, unida, ativa e eficiente. Construir uma história dá, de facto, muito trabalho, é necessária dedicação, empenho e total entrega à causa em que se acredita e defende diariamente”.

Bruno Teixeira, presidente da AECA, felicitou “todos os envolvidos no projeto, porque têm conseguido fazer das dificuldades oportunidades”, mostrando-se disponível para ajudar.

José Artur Neves, presidente da Câmara de Arouca, felicitou o empresário Luís Pinho pelo seu percurso de crescimento no mundo empresarial, dinamismo e capacidade empreendedora, aproveitando para destacar o crescimento de Arouca em diversos sectores de atividade. “Arouca tem crescido nos últimos anos, expandiu-se a todos os níveis devido ao dinamismo dos empresários. E a Avirecria é um bom exemplo de sucesso, que evidencia bem o crescimento de Arouca”.

Por fim, Fernanda Oliveira, presidente da junta de freguesia de Escariz, destacou o espírito empreendedor de Luís Pinho, “empregador de grande massa humana desta zona do concelho” e elogiou a sua simplicidade e honestidade.

No final das intervenções, os convidados tiveram ainda a oportunidade de visualizar um filme, que retratou o crescimento da empresa ao longo dos vinte anos de existência.

Fundada em 1996, a Avirecria emprega hoje cerca de 40 colaboradores, distribuídos pela loja de Nabais, e pelas lojas agrícolas de Castelo de Paiva, Grijó e Santa Eulália.

Texto: Andreia Borges