Vítor Carvalho volta a solicitar mais apoio para os criadores de Raça Arouquesa

Vereadores voltaram ao tema na passada reunião de 19 de setembro

Na última reunião do executivo, realizada a 19 de setembro, o PSD Arouca através dos seus vereadores, voltou a falar em mais apoio para a Raça Arouquesa, a exemplo do que sempre defendeu durante a campanha eleitoral, com apoios concretos. Sobre o assunto, o PSD Arouca enviou o comunicado que transcrevemos na íntegra.

Vítor Carvalho

Seria importante tomar medidas que visem a estruturação e implementação de um verdadeiro programa específico de incentivo à criação de gado arouquês, atribuindo aos produtores, por cada cria (nascida e registada no concelho) um apoio financeiro. A este apoio acresceria uma majoração por cada novilha que atingisse os 18 meses, destinada à reprodução.

A atribuição de valores seria estruturada por escalões e número de efectivos, valorizando mais os pequenos produtores, e o maior número de produtores.

Por exemplo: até 10 efectivos, um valor de 75€/un; de 10 a 20 um valor de 50€/un e assim sucessivamente, consoante se quisesse incentivar ou condicionar tendo por base a aplicabilidade e o impacto da medida ao longo do tempo.

Importa para além das acções já desenvolvidas (concursos, chegas de bois, entre outros) promover e dinamizar um festival gastronómico da raça arouquesa (trabalhando em conjunto com as instituições e associações que já promovem e valorizam esta espécie) bem como elaborar de um programa de acções relacionadas com a pastorícia contribuindo também para melhorar, ordenar o território e prevenção contra incêndios, alargando também a outras espécies, como (cabras e ovelhas).”

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.