Santuário de Santo António celebra 25.º aniversário da inauguração e bênção

Integrada nas comemorações dos 25 anos sobre a inauguração e dedicação do Santuário de Santo António, em Vale de Cambra, cuja data de aniversário ocorreu no dia 10 do passado mês de janeiro e foi assinalada com diversas celebrações e eventos, será realizada uma exposição que, de uma forma singela, pretende celebrar a arquitetura e a arte de uma “casa de habitar”, que é esta Igreja.

Esta exposição incidirá, não só sobre a arquitetura do espaço, mas também sobre os elementos artísticos e escultóricos, ao serviço do culto e da fé, como o Sacrário, os vitrais e a escultura de Santo António.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da Paróquia de Vila Chã e do Município de Vale de Cambra (com orientação de Vítor Tavares).

A sessão de abertura encontra-se agendada para o dia 13 de junho, às 11 horas e contará com uma breve apresentação e enquadramento do espaço religioso na obra do Arq. Agostinho Ricca, autor do projeto de arquitetura e da pia batismal.

Conduzir-nos-á nesta incursão pela arquitetura e arte, o arquiteto João Luís Marques, que tem vindo a estudar a vida e a obra de Agostinho Ricca.

A organização do evento conta ainda com a presença do então pároco, o Padre Joaquim José Moreira dos Santos, assim como do escultor Zulmiro de Carvalho, autor do Sacrário. Serão também apresentados testemunhos e entrevistas, em registo audiovisual, com o pintor Domingos Pinho, autor dos vitrais, e o escultor José Rodrigues, autor da imagem de Santo António.

A exposição estará patente ao público até 15 de julho.

Fica o convite a todos quantos queiram participar na sessão de abertura e visitar a exposição.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*


Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.