Movimento Gaio em parceria com Associação ReforestAccion promovem conferência “Criando a Rede Ibérica dos Guardiões da Floresta”

Realiza-se sábado, dia 19 de maio, no auditório da Loja Interativa de Turismo do Arouca Geopark, a conferência “Criando a Rede Ibérica dos Guardiões da Floresta”, das 10h às 17h. Trata-se de uma conferência que conta com a organização da Associação ReforestAccion, do Movimento Gaio, da Câmara Municipal e do Arouca Geopark, que tem como finalidade distribuir informações sobre métodos de recuperação ecológica de áreas ardidas. É uma ferramenta para facilitar e apoiar iniciativas para a proteção e restauração das florestas nativas ibéricas e para canalizar o apoio em qualquer campo que beneficie as necessidades dos múltiplos projetos, quer seja em trabalho de campo, produção agrícola, apoio logístico, procura de financiamento, design e multimédia, botânica, administrativo, etc…

As Palestras “Criando a Rede Ibérica de Guardiões da Floresta”, têm a duração de aproximadamente 4 horas e incidem sobre o processo de criação da Rede, a sua estrutura e o seu funcionamento. Apresentam os resultados da experiência na Serra Gata, levada a cabo pela Associação ReforestAccion, onde durante dois anos foram reflorestados 250 hectares depois do grande incêndio de 2015, e de como originou novas iniciativas e um crescente movimento social internacional de colaborações neste trabalho de preservação da Natureza.

Haverá ainda os workshops “Bases para criar um Projecto de Reflorestação”, com a duração de 2 dias, a realizar no mês de junho, que são uma oportunidade para qualquer pessoa ou coletivo interessados em iniciar atividades de reflorestação com bosque nativo. Durante os Workshops serão abordados temas como conciliar a gestão administrativa com os serviços florestais, busca de aliados, financiamento, técnicas de plantação, estratégias de gestão para a restauração da paisagem, voluntariado, gestão de equipas de trabalho, ferramentas, espécies apropriadas para cada clima e situação, entre outros.

A Palestra e os Workshops são gratuitos, mas de inscrição obrigatória até hoje, dia 18 de maio em http://www.movimentogaio.org/eventos.

Mais informações na página de internet e na página de facebook do Movimento Gaio.

Programa da Palestra:

10h00 | Dra. Margarida Belém: Inauguração da conferência

Teresa Markowsky, Movimento Gaio: Introdução e apresentação da Associação ReforestAccion.

10h20 | Bongui o Rodrigo Ibarrondo, ReforestAccion: Trabalho da recuperação ecológica conseguido na Serra da Gata entre 2015 e 2018. Desafios, métodos, resultados.

11h45 | Bernardo Markowsky, Movimento Gaio, Jorge Amorim, Matéria Prima: Comparação com o trabalho feito na Serra da Freita. Discussão.

14h30 | Marcos Pena: Compostagem em vez de Queimadas – um método ecológico com retorno económico.

15h00 | Bongui o Rodrigo Ibarrondo – O que é, o que pretende, em que pode ajudar a Rede Ibérica de Guardiões da Floresta. Discussão.

17h00 | Encerramento.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também