Círculo Cultura e Democracia promove novo serão

Amanhã à noite, dia 23 de fevereiro, às 21 horas, irá realizar-se mais um ‘Serão do Círculo’ que conta com a colaboração do Grupo Cultural e Recreativo de Rossas e que decorrerá no Salão da Junta de Freguesia de Rossas, concretizando uma vontade de desconcentração e de relacionamento com outras associações do concelho que, desde o início, o Círculo Cultura e Democracia considerou desejável.

Desta vez será para falar dos jovens e do seu futuro. O evento terá a participação de jovens estudantes, jovens recém-licenciados e jovens adultos já com alguma experiência profissional, diversificando expectativas e experiências que enriquecerão o debate.

Mas hoje “o futuro já não é o que era”, a família mudou, os empregos para a vida são mais raros e difíceis, a sociedade mudou, tornou-se mais competitiva e exigente e menos previsível, sendo preciso mais criatividade e determinação para enfrentar novos desafios. Será que a escola prepara os nossos jovens para este mundo que os espera e em que terão de lutar e sobreviver, sem perderem de vista valores essenciais, para que possam, eles próprios, ser agentes de transformação da sociedade?

Por outro lado, podemos também pensar que hoje se abrem maiores horizontes, que a informação é rápida e os novos meios de comunicação tornam o mundo mais próximo e presente e também mais estimulante, e que se pode ganhar em liberdade, diversidade de oportunidades, cosmopolitismo e versatilidade.

Como verão os jovens o seu futuro, eles que são o futuro? Não faltarão questões para as quais procuramos respostas, que merecem reflexão e que tornarão certamente o debate vivo e participado. CCD

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*