PCP e CDU encerram ano político com jantar de Natal

Realizou-se no passado dia 21 de dezembro, na Casa do Povo de Arouca, um Jantar de Natal que reuniu mais de duas dezenas de activistas e amigos do PCP e da CDU, tendo a intervenção política ficado a cargo de Francisco Gonçalves, membro do Executivo da Direcção Regional de Aveiro do PCP e responsável pela Comissão Concelhia de Arouca.

Na sua intervenção, Francisco Gonçalves valorizou os avanços que o Orçamento de Estado para 2018 (OE 2018) contemplou, avanços com a marca do PCP e só possíveis porque a solução política é a que é. Dos aspectos positivos do OE 2018, destacou o desagravamento fiscal do IRS, o alargamento da gratuitidade dos manuais escolares ao 2º ciclo do ensino básico e os descongelamentos das progressões nas carreiras da Administração Pública.

Contudo, não deixou de sublinhar as limitações deste Orçamento de Estado, fruto da submissão do governo às imposições da União Europeia, que condicionam fortemente a política de desenvolvimento do país, submissão esta que a eleição de Mário Centeno para a presidência do Eurogrupo poderá acentuar ainda mais. Deu como exemplo a não renegociação da dívida, a qual, pelos montantes que exige o pagamento do seu serviço, retira fundos essenciais ao desenvolvimento do país, impedindo, no caso de Arouca, a resolução de problemas como o saneamento básico e a conclusão da Variante.

No plano local, referiu ser necessário confirmar na prática a aparente maior abertura e receptividade do novo executivo camarário aos contributos populares, parecendo, no entanto, manter-se o conceito megalómano de que Arouca é um concelho de referência nacional e internacional. Sendo verdade que Arouca tem um património valioso que nos cumpre valorizar, é também verdade que Arouca tem os problemas do interior do país – sangria demográfica, envelhecimento da população, desordenamento florestal e territorial, debilidade da actividade económica.

Concluiu afirmando que agora, passado que está o ciclo eleitoral autárquico, importa dar o maior contributo possível para a resolução dos problemas de Arouca e de Portugal, participando como munícipes nos órgãos autárquicos, no movimento associativo e sindical, na vida pública local e nacional.

O PCP durante o primeiro mês do ano novo vai realizar sessões de esclarecimento sobre o Orçamento de Estado para 2018, estando agendada uma para o dia 27 de Janeiro, às 15h00, no Auditório da Junta de Freguesia de Santa Maria da Feira, que contará com a participação de João Oliveira, líder da bancada parlamentar do PCP na Assembleia da República.

A Comissão Concelhia de Arouca do PCP

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*