Executivo Municipal visitou unidade de apoio a alunos com deficiência

No passado dia 3 de dezembro, celebrou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Para assinalar a data, o Executivo Municipal visitou, a 30 de novembro, a Unidade de Apoio Especializado para a Educação a Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita, instalada no Polo Escolar da Boavista, freguesia de Santa Eulália.

Criada em setembro deste ano, a Unidade integra a rede do Ministério da Educação de Unidades Especializadas para Apoio à Inclusão de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita. Pertencente ao Agrupamento de Escolas de Arouca, esteve anteriormente instalada no Polo Escolar do Burgo. Integra atualmente 4 alunos, residentes no concelho de Arouca.

A Unidade dispõe também da primeira Sala de Estimulação Sensorial do concelho. Esta encontra-se equipada com equipamentos Snoezelen, que podem ser usados de forma individual ou combinada dos efeitos da música, notas, sons, luz, estimulação táctil e aromas. O objetivo é prestar uma resposta adequada em termos de terapias/estratégias a desenvolver junto destas crianças, adequadas ao seu desenvolvimento físico e cognitivo, por forma a proporcionar maior conforto e bem-estar.

A criação da Unidade Multideficiências e a Sala de Estimulação Sensorial decorreu no âmbito da requalificação do Polo Escolar da Boavista, cujo projeto arquitetónico foi desenvolvido pelo Gabinete de Projetos da autarquia.

No Agrupamento de Escariz, há, por sua vez, duas unidades de Unidades de Ensino Estruturado para a Educação de Alunos com Perturbações do Espectro do Autismo – uma no Polo Escolar de Fermêdo, outra no Polo Escolar de Escariz -, que recebem alunos oriundos de Arouca e dos concelhos vizinhos de Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e Castelo de Paiva. Neste ano letivo, frequentam estas duas unidades 31 alunos.

O acompanhamento pedagógico é assegurado pelas equipas de Educação Especial de ambos os Agrupamentos de Escolas, contando ainda com os terapeutas da área ocupacional, fala e fisioterapia afetos pelo Ministério da Educação. CMA

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também