Prof. Ramiro Fernandes homenageado

Num evento que reuniu cento e quarenta pessoas, entre gente anónima e personalidades da vida local, o Prof. Ramiro Fernandes foi homenageado, não só pelo seu percurso profissional mas também pela atividade cívica.

A iniciativa foi da Academia de Música de Arouca que quis reconhecer publicamente a sua vida ativa, como professor do ensino básico, de educação musical e participação nos movimentos associativos do Concelho de Arouca, de í­ndole cultural, artística, etnográfica e outros, que muito prestigiou, ao longo de toda a sua vida, dedicando-lhes a sua melhor generosidade afetiva, promovendo-as com dedicação e o maior apreço – princípios que foram reassumidos no evento.

Zeferino Duarte Brandão, ex-presidente de Câmara e da Assembleia Municipal centrou a sua intervenção no percurso de vida do homenageado enquanto o Presidente da Direção da Academia, Prof. Edgar Soares, elogiou o seu trabalho profícuo.

Foram assim muitos os que nesta iniciativa lhe demonstraram o carinho e reconhecimento pela sua entrega, dedicação e esforço em diversos domínios da vida, com especial ênfase à arte da música.

No âmbito deste tributo público constou um almoço no Hotel São Pedro.

Breve nota biográfica

Nasceu em 1938, na freguesia de Moldes. Aos 13 anos iniciou a aprendizagem das primeiras notas de música na Banda Musical de Arouca, tendo como professor o grande maestro Carlos Alves. Apenas com meia dúzia de lições, teve de imediato direito a um cornetim acompanhado da escala e à entrada na Banda, onde permaneceu durante dez anos. Tocou também fliscorne e carrilhão.

Foi fundador da Academia de Música de Arouca e o seu primeiro director pedagógico.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também