12ª Edição da Feira da Castanha: Um evento que “leva mais longe o nome de S. Pedro de Castelões”

Vale de Cambra

A Praça de S. Pedro, na freguesia de S. Pedro de Castelões, acolheu de 2 a 5 de novembro, a décima segunda edição da Feira da Castanha. O evento, organizado pela Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões em parceira com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, tem vindo a afirmar-se cada vez mais, sendo já um dos principais eventos do panorama valecambrense.

A Feira da Castanha tem tido um crescimento exponencial, permitindo levar longe o nome de S. Pedro de Castelões”, afirmou Sérgio Soares, presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, na cerimónia de abertura da Feira da Castanha, realizada no passado dia 3 de novembro.

José Pinheiro, presidente da Câmara Municipal de Vale de Cambra, também marcou presença na cerimónia, realizada no salão nobre da junta de freguesia, onde falou sobre o compromisso assumido pela Associação Florestal do Entre Douro e Vouga, Direção Regional de Agricultura e Pescas e Câmara Municipal, no sentido de ir “incentivando cada vez mais a plantação de castanheiros”. “É muito interessante nós fazermos uma feira em que o tema principal é a castanha, mas temos de ter castanha para vender, não podemos fazer uma feira virtual da castanha sem castanha, e acho que esse passo tem de ser dado”, afirmou José Pinheiro, aproveitando para parabenizar a junta de freguesia de S. Pedro de Castelões e a população da freguesia “que tem participado cada vez mais na realização do evento, que tem vindo a crescer ano após ano e a trazer mais gente a S. Pedro de Castelões”.

Miguel Paiva, presidente da Assembleia Municipal, também não poupou elogios ao evento e ao produto chave: a castanha. “Faz todo o sentido ser realizada aqui [Feira da Castanha] por três razões: primeiro porque S. Pedro de Castelões já produz uma quantidade considerável de castanhas; depois porque a castanha acabará por trazer, a médio prazo, um retorno interessante aos produtores, e, por fim, porque a castanha de S. Pedro de Castelões é de grande qualidade”, explicou.

No final da cerimónia foi também aberta a exposição fotográfica ‘Ligações e Factos Monásticos’, de Francisco Marques, que esteve presente e explicou ao público o significado do seu trabalho.

Quatro dias de atividades e animação

Apesar da cerimónia de abertura ter acontecido no dia 3 de novembro, a 12ª edição da Feira da Castanha de S. Pedro de Castelões teve início no dia 2, com a conferência ‘O Castanheiro na economia local’.

Na sexta-feira, dia 3, o dia começou com o Magusto Infantil, realizado na Praça de S. Pedro, com as crianças que frequentam as escolas da Vila de S. Pedro de Castelões. Durante a tarde, o Baile do Ouriço animou os seniores da freguesia e, já de noite, as demonstrações de Jump e Zumba, da Associação Intercaima e Centro Social e Paroquial de S. Pedro de Castelões, respetivamente, meteram o público a mexer. A noite terminou com a atuação do grupo ‘Terra Velhinha’ com o ‘Fado Maroto e coisas giras’.

No sábado, dia 4, o Free Trail e a Caminhada da Castanha revelaram-se um sucesso, quer ao nível do número de inscrições, registando cerca de 800 participantes, que alegraram os lugares por onde foram passando, quer ao nível da satisfação dos mesmos, que elogiaram o percurso escolhido, as belas paisagens e a organização em geral. No mesmo dia houve ainda uma atuação da Academia de Música de Vale de Cambra, várias demonstrações de dança, tendo a noite terminado com concertinas e desgarradas.

O quarto e último dia da Feira da Castanha teve início com a 4ª Rota da Castanha em BTT, organizada pelo Intercaimabike, e com a Saída Micológica e Plantas Silvestres, guiada pelo Eng. José Pais. A atuação da Fanfarra Unida do Côvo, o Show Cooking da Chef. Clara Almeida e a atuação do Grupo Folclórico e Etnográfico de S. Pedro de Castelões, encerraram o certame.

A venda de produtos locais, feira de artesanato e as tasquinhas foram também parte integrante durante os quatro dias de Feira.

Fotos: CMVC

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*