Banda Musical de Arouca promove III Certame Musical

A Banda Musical de Arouca promove o 3º Certame Musical de Arouca, onde pretende apresentar ao público “novas experiências musicais e culturais”. O evento integrará vários concertos, para miúdos e graúdos, passando por diversos géneros musicais, no sentido de mostrar a versatilidade e o trabalho realizado ao nível cultural, social e educacional.

A banda Musical de Arouca, hoje, não é apenas a Banda que se apresenta em festividades, nos desfiles, nos palcos, em concertos ou nas receções a entidades oficiais. A Banda é, primeiro, uma escola. Uma escola de música, uma escola de valores, onde o equilíbrio entre o individual e o coletivo é experimentado desde muito cedo. E, por isso, a Banda é também a sua Banda Juvenil, como garante do futuro. A Banda é, também, a sua Orquestra Ligeira, como espaço de abertura a outras linguagens musicais, onde os músicos podem experimentar novas sonoridades, ritmos e harmonias. A banda é, também, abertura à  comunidade através de atividades que usam a música como forma de comunicação e conhecimento.”, afirma a Banda em nota à imprensa.

O evento tem a coorganização da Câmara Municipal.

PROGRAMA DO CERTAME

17 novembro

21h30 – Concerto ‘Clarinete em Fado’ | Loja Interativa de Turismo de Arouca

23 dezembro

21h30 – Concerto de Natal pela Banda Juvenil da Banda Musical de Arouca | Loja Interativa de Turismo de Arouca

5 janeiro

15h30 – Concerto ‘Palmo e Meio’ | Local a definir

21h30 – Grande Concerto de Ano Novo pela Banda Sinfónica da Policia de Segurança Pública – PSP | Terreiro de Santa Mafalda

‘Clarinete em Fado’ é o primeiro concerto do III Certame Musical de Arouca. É constituído por um leque de temas do repertório fadista, substituindo a voz pelo canto do clarinete. Com António Saiote, os fados são interpretados estilisticamente ao jeito dos fadistas mais tradicionais, numa constante sensação de improvisação. O maestro empresta todo o seu virtuosismo no clarinete à música mais portuguesa de todas, com uma capacidade sonora e expressiva invulgares. Sob a direção de Artur Caldeira, um trio de guitarristas pontua os acompanhamentos com arranjos subtis, num interessante e virtuosístico diálogo.

O concerto decorre sexta-feira, dia 17 de novembro, pelas 21h30, no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*