Estúdio de arquitetura de jovem arouquense vence prémio mundial

O atelier Summary, criado pelo jovem arquiteto arouquense Samuel Gonçalves, conquistou o prémio internacional ‘Red Dot Award: Design Concepts’ na categoria ‘habitat’, com o projeto ‘Gomos Building System’. Trata-se de um sistema modular inovador que permite construir edifícios de betão armado em tempo recorde. Neste sistema evolutivo cada um dos módulos sai da fábrica finalizado, incluindo todos os acabamentos interiores e exteriores, isolamentos, caixilharias, instalações de água e eletricidade e até as peças de mobiliário fixas. A montagem do edifício in loco é feita em três dias, juntando todos os módulos.

O júri do prémio descreveu o ‘Gomos Building System’ como “uma reinterpretação revolucionária da forma como se criam edifícios, um sistema modular disruptivo na simplificação e na redução do tempo de construção”.

O projeto galardoado, desde o início apoiado pelo Município de Arouca, ficará em exposição no ‘Red Dot Museum’, em Singapura, e poderá ser visitado até ao final de janeiro de 2018. Esta será a primeira vez que o atelier Summary tem a oportunidade de mostrar o seu trabalho na Ásia, “abrindo-se assim um espectro alargado de novas oportunidades, num continente onde o crescimento populacional acelerado reforça a necessidade de novas soluções arquitetónicas para construir com mais rapidez e eficácia”, afirma Samuel Gonçalves, arquiteto arouquense de 29 anos, fundador do Summary.

O ‘Red Dot Award’ assume-se como um dos maiores e mais prestigiados concursos de design a nível mundial, premiando anualmente projetos de design de alta qualidade que combinem inovação e tecnologia em diferentes categorias.

O ‘Gomos Building System’ nasceu de uma parceria entre 20 empresas da AECA – Associação Empresarial de Cambra e Arouca, estando atualmente a ser produzido, comercializado e desenvolvido pela Farcimar S.A..

O primeiro edifício construído com este sistema modular, uma pequena habitação de 80m2, foi montado em Arouca. Neste momento, o atelier Summary tem já em curso novos projetos com a utilização deste sistema, entre os quais um edifício de habitação coletiva e serviços e o Ci3 (Centro de Incubação e Inovação Industrial de Arouca).

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também