Manuel Sobrinho Simões explicou a influência dos genes e dos hábitos na saúde

Arouca

Foi perante uma plateia de mais de uma centena de pessoas que Manuel Sobrinho Simões abordou, no passado dia 20 de outubro, questões de saúde, num registo bem-humorado e coloquial. A sessão assinalou igualmente o Dia Mundial da Pólio e o objetivo do Rotary em erradicar a doença.

Será que há tantos doentes em Portugal?”, começou por questionar o “patologista mais influente do mundo”, analisando os números de doentes, de várias patologias, que surgem na imprensa diária. Na verdade, Sobrinho Simões é da opinião que os nossos genes não nos fazem doentes, antes as nossas características culturais e educacionais. “Os nossos hábitos moldam a nossa saúde”, considera o investigador na área da saúde, convidando a todos os presentes no auditório da Loja Interativa de Turismo de Arouca a preocuparem-se mais com a saúde, em vez de se focarem na doença.

O tema despoletou a intervenção da plateia e uma discussão alargada sobre o papel e a relação com os médicos de família, e até os cuidados de saúde privados e públicos.

O Rotary Club de Arouca cumpriu a sua missão de estar ao serviço da comunidade e queremos manter a realização destas tertúlias, sempre coma mesma atualidade nos assuntos abordados”, afirmou José Eduardo Silvestre, presidente do clube rotário, agradecendo a presença de Sobrinho Simões, “um orador extraordinário que muito nos honrou com a presença”, bem como a de todos os que quiseram participar na sessão.

E, porque de saúde se falava, foi igualmente dado a conhecer o objetivo rotário no combate à Poliomielite. O número de casos da doença reduziu em 99,9%. No entanto, a doença não desapareceu. Apesar de persistir em apenas três países (Afeganistão, Paquistão e Nigéria), com oito casos registados em 2017, enquanto houver uma pessoa infetada, o combate à doença não pode parar. Depois de esclarecidos sobre a doença e a sua vacina, os presentes foram convidados a fazer um donativo, sabendo que, por cada euro que o Rotary amealhar, a Fundação Bill e Melinda Gates multiplicam-no por 3.

Sem passar à margem do flagelo dos incêndios que na última semana assolaram o nosso país, o presidente do Rotary Club de Arouca divulgou a iniciativa da Fundação Rotária Portuguesa e do Rotary Internacional, envolvendo os dois distritos rotários nacionais, de recolha de fundos para ajudar as vítimas dos incêndios.

Rotary Club de Arouca

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*