Telmo Pato passou a ter rua em sua homenagem

Decorreu no passado dia 22 de setembro, a cerimónia de descerramento da placa toponímica da Rua Prof. Telmo Pato, numa homenagem da autarquia ao antigo presidente da Cooperativa Agrí­cola de Arouca (CAA). A cerimónia contou com presença de vários familiares de Telmo Pato, representantes políticos e associativos do concelho.

Situada ao lado do edifício da Cooperativa Agrícola de Arouca, a antiga Travessa da Ribeira tem agora o nome de ‘Rua Prof. Telmo Pato’. A sugestão da homenagem partiu da Cooperativa, a que a Câmara Municipal acedeu, tendo a cerimónia de descerramento da placa ocorrido no passado dia 22 de setembro, perante vários familiares e amigos de Telmo Pato, bem como representantes políticos e associativos.

Joaquim Reis, presidente da CAA, iniciou os discursos, elogiando o trabalho desenvolvido por Telmo Pato durante o tempo em que conduziu os destinos da Cooperativa Agrícola de Arouca. “Foram quarenta anos de uma vida dedicada a uma causa e durante os quais a nossa Cooperativa conquistou um lugar entre as maiores empresas cooperativas do paí­s”, afirmou, manifestando “a nossa admiração pela obra e o exemplo que nos deixou, assumindo a responsabilidade de prosseguir com o trabalho, porque Arouca precisa da sua Cooperativa”.

Artur Neves lembrou a “grande figura de Arouca, do cooperativismo agrícola, de todos aqueles que ao longo de muitas décadas com ele conviveram”, enfatizando “a postura de grande seriedade e rigor absoluto” do homenageado. O presidente da Câmara Municipal de Arouca agradeceu ainda à Cooperativa por ter proposto a atribuição do nome da rua a Telmo Pato, junto de outra rua com o nome de “outra grande figura do cooperativismo arouquense”, António Almeida Brandão. “Ajusta-se perfeitamente estes dois espaços à memória de dois grandes homens de Arouca”, afirmou.

Depois da cerimónia, seguiu-se o já habitual almoço-conví­vio entre os sócios da Cooperativa Agrícola de Arouca, com distribuição dos prémios dos diversos concursos.

Telmo Pato, natural da freguesia de Moldes, nasceu a 23 de março de 1936. Casado com Maria Adriana da Conceição Moreira, foi professor e exerceu atividade profissional, durante muitos anos nas escolas da vila. Foi presidente da Cooperativa Agrícola de Arouca durante 40 anos e presidiu também à direção da Lacticoop, de 1976 a 1989, ao seu Conselho Fiscal e à Assembleia Geral a partir de 2002.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também