Manuel Sobrinho Simões em tertúlia rotária

O patologista mais influente do mundo, no ano de 2015, Manuel Sobrinho Simões é o próximo convidado do Rotary Club de Arouca para uma tertúlia sobre “A Hereditariedade e o Ambiente na Saúde e na Doença”. A sessão acontece no dia 20 de outubro, pelas 21h30, na Loja Interativa de Turismo de Arouca.

São conhecidas as ligações do médico e investigador português a Arouca, local onde regressa com frequência, tal como são amplamente reconhecidos os seus créditos na área da saúde. Licenciado com a classificação média de 19 valores, especializou-se em Anatomia Patológica cinco anos depois com a classificação de 20 valores. Doutorou-se em Patologia na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em 1979 e fez ainda o pós-doutoramento em 1979/1980, no Instituto de Cancro da Noruega.

É professor Catedrático de Anatomia Patológica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e o director do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto), cujo trabalho foi reconhecido, em 2015, pela revista britânica «The Patologist», que o considerou o patologista mais influente do mundo.

Recebeu, ao longo da sua carreira, diversos prémios nacionais e internacionais. Destaca-se o Prémio Bordalo de 1996, atribuído ao seu Grupo de Investigação, o Prémio Seiva em 2002 e o Prémio Pessoa em 2002. A 4 de Outubro de 2004 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

A tertúlia é, à semelhança de todas as outras realizadas pelo Rotary Club de Arouca, aberta ao público que nela queira participar.

Esta sessão acontece quatro dias antes do Dia Mundial do Combate à Pólio (poliomielite), doença que os clubes rotários de todo o mundo estão empenhados na erradicação, através da prevenção pela vacinação, visto que não há ainda cura conhecida. Neste momento, a pólio persiste em apenas três países (Afeganistão, Paquistão e Nigéria). Numa sessão que visa falar de saúde, o Rotary irá igualmente lembrar o contributo que cada um pode dar para ajudar na saúde de quem mais precisa.

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também