AUTÁRQUICAS 2017: Debate entre os candidatos à presidência da Câmara de Arouca: entre o que foi feito e muito que há a fazer

Fotos: Carlos Pinho

Entre o balanço à gestão socialista (com elogios e críticas) e um rol de promessas, assim foi feito o debate entre os candidatos à presidência da Câmara de Arouca: Margarida Belém (PS), Fernando Mendes, coligação ‘Somos Arouca’ (PSD/CDS-PP), Francisco Gonçalves (CDU) e Costa Gomes (PPM). Victor Brandão, do ‘Nós Cidadãos’, não compareceu. A justificação foi dada através de um comunicado lido no início do debate, sendo que as razões se prendem com um alegado incidente havido na passada quinta-feira com um elemento da comitiva da coligação.

Realizado na Loja Interativa de Turismo, que não encheu, e transmitido pela Rádio Regional de Arouca, não só pelas ondas hertzianas, mas pela internet em som e vídeo, teve a moderação da jornalista da Voz de Cambra, Cristina Maria Santos que foi coadjuvada por João Almeida.

A partir de um retrato social e económico apresentado pela moderadora, os candidatos, depois de apresentarem as razões da candidatura, debruçaram-se sobre as principais áreas da ação política, com enfoque nas questões do ambiente e do turismo.

O impacto dos fogos e a proteção da floresta mereceram um consenso sobre a necessidade de uma intervenção profunda, até pela importância para o turismo – um sector em que os candidatos reconheceram o trabalho positivo feito nos últimos anos pela edilidade.

A variante, e a sua importância para o desenvolvimento do concelho, foi também motivo de análise. Entre críticas à ação (ou inação) da Câmara ao longo destes 12 anos, registo para o compromisso de todos em lutar pela sua conclusão. Por ali ficou também a expectativa que o Ministro das Finanças desbloqueie a verba necessária para a ligação de Escariz à A32.

O setor da educação, ação social e a saúde foram outros dos assuntos tratados, sendo que algumas das prioridades nestes setores são comuns nos diferentes projectos políticos.

De referir que a empresa responsável pela transmissão vídeo promoveu simultaneamente uma sondagem sobre “quem será o próximo presidente da Câmara Municipal de Arouca”. Esta foi ganha por Fernando Mendes, com 48%, seguindo-se Margarida Belém, com 46%, Francisco Gonçalves, com 3% e Victor Brandão e Costa Gomes, ambos com 2%.

Nota para o facto de entre a assistência se encontrar os atuais presidentes da Câmara, Artur Neves e da Assembleia Municipal, Elísio Brandão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*