OPINIÃO | Um presidente de confiança!

No próximo dia 1 de Outubro termina um capí­tulo do novo ciclo político resultante das eleições autárquicas de 29 de Setembro de 2013. Nas referidas eleições, os eleitores de Vale de Cambra entenderam dar a oportunidade à equipa de José Pinheiro e do CDS de governarem os destinos do concelho durante quatro anos.

Sabendo das dificuldades financeiras da Câmara Municipal, os cambrenses entenderem que era a hora da mudança de ciclo polí­tico. Exigiam uma gestão rigorosa que permitisse resgatar financeiramente o municí­pio, e ao mesmo tempo que fossem criadas as condições necessárias para que o concelho não ficasse de fora dos desafios do Portugal 2020.

José Pinheiro comprometeu-se a cumprir com as principais expectativas dos seus eleitores, empenhou-se em a reduzir a dívida sem aumentar os impostos, em potenciar o máximo de fundos comunitários para o concelho e em afirmar Vale de Cambra fora das suas fronteiras. Foram estes os principais desafios com que se comprometeu perante os eleitores e que lançou à equipa que o acompanhou durante estes quatro anos.

Comprometeu-se e cumpriu! Reduziu a dí­vida para cerca de metade do que herdou (valor próximo dos 30 milhões de euros) e fê-lo optando por uma gestão rigorosa, com critérios objetivos e com transparência. Retirou o concelho do PAEL, Plano de Apoio à Economia Local, resgatando financeiramente o município, tendo tido a proeza de o fazer diminuindo a carga fiscal que existia sobre as famílias e as empresas.

Durante estes quatro anos não aumentou o preço do abastecimento de água, do saneamento básico ou da recolha de resí­duos sólidos. Reduziu o IMI, a Derrama, as taxas de urbanismo e edificação e aumentou a percentagem da devolução de IRS às famí­lias.

Tornou Vale de Cambra num dos concelhos da Área Metropolitana do Porto com melhor Í­ndice de transparência.

Assegurou valores significativos de investimento (mais de 15 milhões de euros) no âmbito do Portugal 2020. Requalificou e está a requalificar uma parte significativa dos edifí­cios escolares. Brevemente terão iní­cio as obras de requalificação do Mercado Municipal e da Biblioteca Municipal, assegurou financiamento comunitário para a ampliação das redes de abastecimento de água e saneamento básico, para a mobilidade urbana e para a requalificação do Edifício do Cinema que foi adquirido neste mandato. Foram requalificadas dezenas de quilómetros de estradas municipais e caminhos florestais.

Afirmou o concelho como um destino turí­stico, promovendo as nossas belezas naturais e a riqueza da nossa gastronomia.

José Pinheiro cumpriu! E tenho a certeza que os cambrenses saberão reconhecer o trabalho desenvolvido pela sua equipa, renovando o voto de confiança, com um reforço claro da maioria e recusando embarcar em aventuras com aqueles que foram os principais responsáveis pelo concelho ter estado muito próximo do abismo.

Força José Pinheiro, um presidente de todos os cambrenses!

Pedro Magalhães

sobre o autor
Ana Isabel Castro
Discurso Direto
Partilhe este artigo
Relacionados
Newsletter

Fique Sempre Informado!

Subscreva a nossa newsletter e receba notificações de novas publicações.

O envio da nossa newsletter é semanal.
Garantimos que nunca enviaremos publicidade ou spam para o seu e-mail.
Pode desinscrever-se a qualquer momento através do link de desinscrição na parte inferior de cada e-mail.

Veja também